Scharnebeck inicia a transição do calor: proteção climática através do novo planejamento de calor!
Scharnebeck inicia a transição do calor: proteção climática através do novo planejamento de calor!
Lüneburg, Deutschland - No Sartgeminde Scharnebeck, muito está acontecendo em termos de suprimento de calor. O que poderia ser mais óbvio do que começar com ele? O município agora iniciou o projeto municipal de planejamento de calor (KWP), uma iniciativa que deve claramente definir o curso para um futuro sustentável. Em 26 de junho de 2025, ocorreu o primeiro workshop de jogadores especializados, que sublinha o quão séria é a comunidade de veludo com o planejamento de calor. Esse planejamento não é apenas voluntário, mas também um passo necessário para o planejamento da segurança, como enfatiza o prefeito Laars Gerstenkorn. Finalmente, todos os cidadãos da região devem ter uma visão geral transparente dos próximos desenvolvimentos.
As fundações legais para o planejamento de calor foram criadas por uma lei que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2024. O objetivo desta lei é levar a oferta de calor na Alemanha a um trem de clima e reduzir a dependência de combustíveis fósseis. Como mais de 50 % do consumo final de energia na Alemanha se deve ao calor do aquecimento, um fato que deve ser abordado com urgência de maneira sustentável, pela qual o foco está na dependência de gás e petróleo em particular [bmwsb.bund.de] (https://www.bmwsb.bund.de/de/stadkl.
financiamento do Bund
A comunidade de veludo também não se permitiu ser irregular e solicitada com sucesso para uma promoção de 90 % através da "Iniciativa Nacional de Proteção ao Clima". Portanto, terá que aumentar um valor médio de quatro dígitos como uma contribuição própria para o planejamento. Esse financiamento não deve apenas ajudar a manter os custos sob controle, mas é claro que também para atingir os objetivos ambiciosos da transição de calor, na qual as energias fósseis devem ser uma coisa do passado. As tecnologias planejadas prometem perspectivas emocionantes: sistemas fotovoltaicos, energia térmica solar, bombas de calor, aquecimento de biomassa e tecnologias de armazenamento habitual estão na lista.
O foco do KWP é mostrar potencial e reduzir ainda mais as dependências energéticas em Scharnebeck. O workshop reuniu representantes de vários grupos de interesse, incluindo construtores de aquecimento local e funcionários do distrito de Lüneburg. Juntos, eles discutiram os desafios e oportunidades que o suprimento de calor na comunidade traz. No final, foram desenvolvidas sugestões realistas para futuras suprimentos de calor.
Próximas etapas e participação do cidadão
E continua: a empresa Enercity AG e IP Syscon GmbH assumem o trabalho de planejamento pela primeira vez. Além disso, o distrito de Lüneburg já forneceu dados valiosos por meio de seu portal climático que estão disponíveis para os atores. O próximo grande estágio é o relatório dos escritórios de planejamento, que será apresentado em 17 de setembro no Velvet Community Council. Para informar os moradores em um estágio inicial, um evento de informação de cidadãos está planejado no domínio Scharnebeck em 7 de outubro às 19:00.
Mas isso não termina aqui. No outono, uma segunda reunião dos especialistas está programada para discutir os primeiros resultados. Para todos que estão interessados nesses tópicos, a publicação dos resultados finais do KWP no primeiro trimestre de 2026. Até então, a comunidade de veludo permanece desafiada e permanece no caminho certo com o catálogo legalmente prescrito para desenvolver e concretizar os primeiros planos para o futuro suprimento de calor na Alemanha.
O Scharnebecker não apenas percebe sua responsabilidade local com o início de seu planejamento municipal de calor, mas também contribui para a transição energética nacional. Continua emocionante como esses progressos se desenvolverão nos próximos meses!
Details | |
---|---|
Ort | Lüneburg, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)