Teatro Lüneburg: O edifício de três divisões permanece, a orquestra foi reduzida em tamanho!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os comitês culturais recomendam manter o deficitário Teatro Lüneburg como um teatro de três partes e ajustar o tamanho da orquestra.

Kultur-Ausschüsse empfehlen, das defizitäre Theater Lüneburg als Dreispartenhaus zu erhalten und die Orchestergöße anzupassen.
Os comitês culturais recomendam manter o deficitário Teatro Lüneburg como um teatro de três partes e ajustar o tamanho da orquestra.

Teatro Lüneburg: O edifício de três divisões permanece, a orquestra foi reduzida em tamanho!

Os comités culturais do distrito de Lüneburg e da cidade hanseática tiveram recentemente motivos para estarem optimistas. Foi recomendado por unanimidade que o Teatro de Lüneburg fosse mantido como um teatro de três partes. Tendo em conta a situação actual, a via do realinhamento deverá ser prosseguida, a fim de garantir a estabilidade financeira do teatro deficitário. O objectivo é atrair os grupos-alvo mais jovens e aumentar o número de visitantes, que diminuiu especialmente nas óperas e nos concertos de música clássica. A aposta está também numa adaptação socialmente aceitável da orquestra, que conta atualmente com 29 membros, para fazer face às novas condições. Estão excluídas rescisões por motivos operacionais Imprensa Uelzen relatado.

As medidas de austeridade já implementadas não são coincidência. O teatro está lutando contra o declínio do número de visitantes e, portanto, está planejando medidas drásticas de corte de custos. Numa reunião do comité de cultura, foram discutidas possíveis medidas como a redução “socialmente aceitável” da orquestra. Neste contexto, funcionários e músicos manifestam preocupação pois querem protestar contra os cortes. Estão previstas demonstrações musicais para sensibilizar o público para a sua situação. O diretor do coral de ópera, Steffen Neutze, destaca que tem recebido muito apoio do cenário cultural notícias diárias relatado.

Fundações financeiras do teatro

Para aliviar a tensão financeira, os acionistas, constituídos pelo distrito de Lüneburg e pela cidade hanseática, já concordaram em garantir as operações do teatro através de compensação de perdas até 2027/2028. No entanto, o teatro prevê um défice orçamental de cerca de 7 milhões de euros, o que está a causar grande incerteza. O diretor de teatro Friedrich von Mansberg fala da urgência de fazer economias para poder continuar as operações.

Há também apoio na Baixa Saxónia: o Ministro da Educação anunciou que apoiará a cena independente de teatro e dança com um montante de 500.000 euros anuais até 2027. Este financiamento visa o desenvolvimento conceptual dos teatros e ajuda a criar segurança de planeamento. O objetivo é apoiar conceitos inovadores que abordem questões sociais como medos ou divisões na sociedade. O financiamento abrangente ajudará os operadores de 19 locais a estabilizar a oferta cultural. Este apoio é um passo importante para revitalizar a cultura na Baixa Saxónia Chancelaria do Estado da Baixa Saxônia relatado.

A decisão sobre o realinhamento e as medidas associadas serão discutidas pelos órgãos de decisão nas próximas duas semanas. As vozes dos trabalhadores culturais da região são importantes na definição do rumo futuro do Teatro de Lüneburg. Os próximos meses decidirão o que acontecerá a seguir e se o teatro poderá abordar com sucesso novos grupos-alvo.