Baixa Saxônia bate recorde: onda de calor esperada com 33 graus!
A Baixa Saxônia está passando por uma onda de calor com temperaturas acima de 30 graus. Especialistas alertam para riscos à saúde.

Baixa Saxônia bate recorde: onda de calor esperada com 33 graus!
O verão é claramente visível na Baixa Saxônia: as altas temperaturas e o sol forte trazem uma atmosfera de férias, mas também trazem consigo desafios. Na sexta-feira, 27 de junho, já estão previstas temperaturas até aos 27 graus, seguidas de um verdadeiro aumento de calor no sábado, onde as temperaturas podem subir até aos 33 graus à sombra. De acordo com a especialista em meteorologia Kathy Schrey de molhado.net As massas de ar subtropicais causam uma onda de calor que faz com que as temperaturas subam acima dos 25 graus em todo o país e até ultrapassem os 30 graus no oeste.
É fundamental dar uma olhada no índice UV: com nota esperada de 9, o risco de problemas de saúde aumenta. Se você seguir os conselhos dos especialistas, não deverá apenas contar com uma proteção solar abrangente, mas também evitar o sol do meio-dia. Isto será particularmente importante porque as temperaturas no domingo serão notavelmente 16 graus mais altas em comparação com a média climática de longo prazo. Mesmo na terça-feira, 1º de julho, a onda de calor persistiu e trouxe temperaturas nacionais em torno de 30 graus.
Aspectos de saúde da onda de calor
O calor é mais do que apenas um fenómeno meteorológico – é um grave perigo para a saúde. O Serviço Meteorológico Alemão emite alertas de calor direcionados para os dias em que a saúde pode se tornar crítica. Estes avisos baseiam-se em vários critérios que ligam as temperaturas diurnas e noturnas, tais como heatwarnings.de é para ser lido. Pessoas particularmente sensíveis podem sofrer com o calor mesmo sem avisos oficiais, por isso é importante ficar atento à exposição pessoal.
Nos últimos anos, o Instituto Robert Koch (RKI) tem pesquisado cada vez mais os efeitos do calor na saúde. Grupos como os idosos, as mulheres grávidas, as crianças e as pessoas com doenças crónicas são particularmente vulneráveis. Um pouco de sentido de comunidade é bom: uma protecção térmica eficaz requer a cooperação de vários ministérios e autoridades para que todas as pessoas afectadas possam ser protegidas da melhor forma possível. Um bom nível de informação é igualmente importante – porque quanto mais sabemos, melhor nos podemos adaptar e proteger, de acordo com o RKI rki.de.
Dicas para lidar com o calor
Existem algumas dicas simples, mas eficazes para lidar com o calor. Beber muito é o princípio e o fim de tudo, a água em particular está no topo da lista. O clima perfeito por meio de ventiladores ou abrir e fechar janelas corretamente também pode ajudar a manter a cabeça fria. E se quiser aproveitar o sol, você deve passar o tempo ao ar livre no início da manhã ou no final da noite.
Dadas estas altas temperaturas e a onda de calor, é aconselhável estar vigilante. A proteção térmica começa com todos - então vamos estar bem preparados e aproveitar o verão sem colocar a saúde em risco!