A Baixa Saxônia escolhe os vencedores: Backemoor, Heckenbeck e Meyenburg!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Baixa Saxónia premia Backemoor, Heckenbeck e Meyenburg no concurso “A nossa aldeia tem futuro” – compromisso com o desenvolvimento rural.

Niedersachsen prämiert Backemoor, Heckenbeck und Meyenburg im Wettbewerb "Unser Dorf hat Zukunft" – Engagement für ländliche Entwicklung.
A Baixa Saxónia premia Backemoor, Heckenbeck e Meyenburg no concurso “A nossa aldeia tem futuro” – compromisso com o desenvolvimento rural.

A Baixa Saxônia escolhe os vencedores: Backemoor, Heckenbeck e Meyenburg!

Uma competição emocionante foi mais uma vez decidida na Baixa Saxônia, focada nas melhores aldeias do país. Ontem, 2 de setembro de 2025, o Ministério da Agricultura da Baixa Saxônia anunciou os vencedores do concurso “Nossa Aldeia tem Futuro”. Os orgulhosos vencedores são as aldeias de Backemoor, Heckenbeck e Meyenburg, que agora têm a oportunidade de participar na competição nacional no verão de 2026. A Ministra de Estado Miriam Staudte parabenizou os locais vencedores e expressou os seus melhores votos para a próxima competição. NDR relata que em seis dias intensivos de competição, um júri visitou um total de 18 aldeias que se qualificaram para participação.

Backemoor, um distrito do município de Rhauderfehn, no distrito de Leer, recebeu muitos elogios pelas suas excelentes atividades de lazer e pelo design convidativo na área da igreja. Foi dada especial ênfase ao empenho dos moradores na preservação do antigo moinho, o que rendeu à comunidade um prémio especial.

Sustentabilidade e comunidade em foco

Heckenbeck, um distrito de Bad Gandersheim, no distrito de Northeim, obteve pontos por um estilo de vida sustentável que inclui saúde, comunidade, métodos alternativos de construção e mobilidade. O júri elogiou ainda a oferta local através de uma loja biológica e uma padaria tradicional a lenha, bem como a oferta cultural, enriquecida pelo “palco mundial”. Acontece que o envolvimento cívico e a criatividade dos aldeões são de grande importância para melhorar a vida nas zonas rurais. O concurso, que se realizou pela 27ª vez, mudou em várias facetas desde a sua fundação em 1961 - de um concurso de pura decoração com flores para um concurso que se centra no desenvolvimento sustentável da aldeia. BMLE salienta que o concurso contribui significativamente para melhorar a qualidade de vida e promover o envolvimento cívico.

Meyenburg, que também foi premiada, mostra como tradição e modernidade podem se harmonizar. A cidade do município de Schwanewede, no distrito de Osterholz, recebeu elogios especiais por seus exuberantes espaços verdes, jardins caseiros e uma forte cultura acolhedora. O sistema de associação em Meyenburg também ajuda a fortalecer o sentido de comunidade e mostra como os aldeões defendem juntos a sua terra natal.

Evento final em Kirchboitzen

O evento final, no qual serão homenageados os 18 projetos de aldeia, acontecerá no dia 22 de setembro em Kirchboitzen (distrito de Heidekreis). Uma retrospectiva do desenvolvimento das zonas rurais mostra quão importantes são essas competições para enfrentar os desafios das alterações demográficas e da urbanização. O Ministério do Meio Ambiente, Clima, Mobilidade, Agricultura e Defesa do Consumidor visa, entre outras coisas, melhorar a qualidade de vida nas zonas rurais e depende da participação dos cidadãos e do reforço do potencial existente.

No geral, este concurso mostra claramente que as aldeias são muito mais do que apenas residências - são comunidades vibrantes que brilham através do compromisso e da coesão. Os preparativos para a competição nacional de 2026 estão agora ao nosso alcance e podemos esperar ver como estas aldeias se apresentarão no palco mais amplo.