Aqua em Wolfsburg: o único restaurante 3 estrelas da Baixa Saxônia brilha novamente!
Oldenburg atualmente não tem um restaurante estrela. O Guia Michelin reconheceu um total de nove restaurantes na Baixa Saxônia, incluindo o exclusivo “Aqua” em Wolfsburg.

Aqua em Wolfsburg: o único restaurante 3 estrelas da Baixa Saxônia brilha novamente!
O restaurante “Aqua” em Wolfsburg continua a ser um verdadeiro templo de diversão e defende as suas três estrelas Michelin pela 16ª vez consecutiva. O chef Sven Elverfeld, que dirige o restaurante do hotel The Ritz-Carlton, levanta a bandeira da gastronomia de ponta na Baixa Saxônia. Na atual edição do Guia Michelin, o “Aqua” é apontado como o único restaurante três estrelas do estado. O prémio confirma o elevado nível de esforço culinário que Elverfeld e a sua equipa dedicam todos os dias. O restaurante é considerado o epítome da excelência culinária e atrai conhecedores de perto e de longe que não querem perder essas delícias.
Mas não foi apenas “Aqua” que ganhou elogios e reconhecimento. Também na lista de opções gastronômicas requintadas estão “Jante” e “Votum” de Hanover, ambos premiados com duas estrelas. Os chefs Tony Hohlfeld do “Jante” e Benjamin Gallein do “Votum” mostram de forma impressionante que a capital mineira também é muito procurada em termos gastronômicos.
Novo céu estrelado na Baixa Saxônia
Este ano, foram atribuídas estrelas Michelin a um total de nove restaurantes na Baixa Saxónia. Além dos já mencionados, você também encontra o recém-inaugurado restaurante “Hilmar” em Aerzen, que conseguiu recuperar a estrela depois de cair da lista no ano passado. O famoso chef Stephan Krogmann, de 41 anos, agora lidera a equipe de cozinha e traz uma lufada de ar fresco ao mundo gourmet. Em Bad Sachsa, “Joseph’s Fine Dining” está feliz com uma estrela, assim como “Marie” em Hanover.
- Aqua – Wolfsburg (Drei Sterne)
- Jante – Hannover (Zwei Sterne)
- Votum – Hannover (Zwei Sterne)
- Hilmar – Aerzen (Ein Stern)
- Sterneck – Cuxhaven (Ein Stern)
- Handwerk – Hannover (Ein Stern)
- Seesteg – Norderney (Ein Stern)
- Friedrich – Osnabrück (Ein Stern)
- IKO – Osnabrück (Ein Stern)
- Kesselhaus – Osnabrück (Ein Stern)
No entanto, deve ser relatado que o encerramento do “Apicius” em Bad Zwischenahn em Abril de 2023 deve ser visto como uma perda dolorosa para a paisagem culinária da Baixa Saxónia. Notoriamente conhecido como um lugar para gourmets, o “Apicius” também teve que abrir mão da sua estrela. Tim Extra, ex-chef de lá, anunciou planos de abrir um restaurante novo, mais diversificado e acessível no mesmo endereço ainda neste verão. Um passo que traz grandes expectativas de uma lufada de ar fresco para a região.
Sem estrelas para o Bremen
Uma análise abrangente dos eventos gastronômicos atuais revela que nenhum restaurante no estado vizinho de Bremen recebeu uma estrela este ano. As coisas são diferentes na Baixa Saxônia, onde os conhecedores não precisam renunciar aos seus custos. Apesar da dolorosa perda de “Apicius”, permanece uma infinidade de ofertas gastronómicas de alta qualidade à espera de serem descobertas pelos gourmets. O Guia Michelin continua a ser um dos guias mais importantes no mundo da gastronomia requintada e está em constante mudança.
Num país onde o conhecimento culinário é extenso, será emocionante ver que novos sotaques e iguarias serão apresentados no futuro. A Michelin lista 340 restaurantes com estrelas não apenas na Baixa Saxônia, mas também em todo o país. Destes, 10 gozam do mais alto nível de reconhecimento com três estrelas, enquanto 50 restaurantes têm duas estrelas e 280 têm uma estrela.
Para todos os amantes da boa cozinha, o Gadget Michelin continua a ser uma bússola confiável no diversificado mundo da gastronomia. A limpeza das críticas e a rigorosa atribuição de estrelas também são uma garantia na Baixa Saxónia de que a mais elevada arte culinária continua a ter um lugar de honra na vida das pessoas.
Para mais informações sobre os últimos prémios e destaques culinários, os interessados podem ler os artigos em NWZon-line, Hesse/Baixa Saxônia Aller Zeitung e NDR leia.