Transição energética sobre rodas: estudante de Osnabrück transforma van em trailer solar
Max Heermann-Többenotke, 20 anos, converteu com sucesso um VW Bulli de 50 anos para acionamento elétrico e tecnologia solar.

Transição energética sobre rodas: estudante de Osnabrück transforma van em trailer solar
Quem imaginaria que um VW Bulli de 50 anos poderia ser transformado em um veículo elétrico moderno? Max Heermann-Többenotke, um estudante de engenharia mecânica de 20 anos da Universidade de Osnabrück, fez exatamente isso em um projeto de quatro meses. Ele não apenas converteu sua van para tração elétrica, mas também a equipou com um teto solar, que permite percorrer até 150 quilômetros por dia usando apenas a energia do sol. Como relata NDR, essa conversão é uma verdadeira questão do coração de Max, que já tem experiência com conversão de bicicletas e tratores elétricos.
Originário da Califórnia, o Bulli não estava em condições de circular há 20 anos e costumava exigir de 12 a 15 litros de gasolina por 100 quilômetros. Mas agora ele circula pelas ruas com um consumo de apenas 20 a 22 quilowatts-hora de eletricidade. “A ideia de instalar painéis solares surgiu-me espontaneamente”, diz Max sobre a sua motivação para ser independente de estações de carregamento. Ele passou com sucesso na inspeção da TÜV e pôde até viajar para a Croácia, durante a qual percorreu mais de 3.000 quilômetros. Ao longo do caminho, ele até ligou uma geladeira e uma fritadeira de ar quente usando energia solar.
Carro clássico com novo visual
Esses projetos de conversão não são apenas uma tendência entre os jovens amadores, mas também atraem o interesse de colecionadores e entusiastas de carros clássicos. Uwe Koenzen, engenheiro e empreendedor em série da Renânia, possui uma grande coleção de veículos históricos, incluindo um Lancia Aurelia e um Jaguar E-Type. Seu projeto mais recente é um Porsche 911 SC 1981 convertido, conhecido como e01. Esta conversão leva a uma mudança significativa: o clássico motor de combustão foi substituído por uma potente bateria, o que também muda fundamentalmente a experiência de condução, como destaca DW.
Koenzen está convencido da eletrificação dos carros clássicos, mesmo que a discussão sobre isso às vezes seja controversa. Alguns entusiastas de veículos clássicos temem a perda de valor histórico, enquanto outros veem os benefícios da modernização. Um dos principais atrativos é a capacidade de dirigir em zonas ambientais e o aumento frequente da longevidade dos veículos devido à menor necessidade de manutenção. Um kit de conversão para carros clássicos também é muito popular e custa a partir de 75 mil euros.
A tradição encontra a inovação
O desafio de preservar o carácter histórico dos veículos responde à necessidade de mobilidade sustentável. Cada vez mais proprietários de carros clássicos estão optando pela eletrificação para combinar o charme de seus amados carros com opções de direção modernas. Isto é particularmente enfatizado na eMobil-Magazin, onde são destacadas as vantagens da eletrificação, como o aumento do valor e a elevada adequação para o uso diário. Os carros E-vintage não só podem circular em zonas ambientais, como também garantem que a cultura automobilística histórica não se perca.
Isto garante a utilização de veículos historicamente significativos no futuro, o que beneficia não só os proprietários dos veículos, mas também o ambiente. O charmoso VW Bulli de Max Heermann-Többenotke e a última ninhada de Uwe Koenzen mostram de forma impressionante como tradição e modernidade podem se fundir harmoniosamente e assim moldar a mobilidade de amanhã.