Alunos da primeira série na Baixa Saxônia: os números estão aumentando apesar do declínio nos nascimentos!
Na Baixa Saxónia, o número de matrículas escolares aumentará em 2025: mais de 898 000 crianças começarão a frequentar a escola, apesar da diminuição da natalidade.

Alunos da primeira série na Baixa Saxônia: os números estão aumentando apesar do declínio nos nascimentos!
No novo ano letivo de 2024/2025, as escolas da Baixa Saxónia podem esperar um ligeiro aumento no número de alunos. Cerca de 898 mil crianças e jovens iniciam quinta-feira as aulas nas escolas gerais, o que representa uma tendência positiva. Cerca de 82 mil alunos do primeiro ano começarão a frequentar a escola no próximo sábado, o que significa um aumento de cerca de 900 em relação ao ano passado. Este relatório NWZon-line.
Em detalhe, foram matriculados 81.105 alunos no corrente ano letivo, o que significa um aumento de 234 (0,3%) face ao ano anterior. Com 90,6%, a maioria das matrículas escolares ocorreu dentro do prazo, enquanto 8,6% foram atrasadas e 0,8% foram antecipadas. Entre as crianças que acabaram de ingressar na escola, 51,2% eram meninos e 48,8% eram meninas. Um total de 881.745 alunos frequentaram escolas de ensino geral na Baixa Saxônia, o que corresponde a um aumento de 4.593 alunos (0,5%), conforme relatado pelas estatísticas da Baixa Saxônia Niedersachsen.de.
Perspectivas para o futuro
Um olhar para o futuro mostra que o número de estudantes na Baixa Saxónia deverá aumentar para mais de um milhão até 2034, mesmo que a taxa de natalidade tenha diminuído. A ministra da Educação, Julia Willie Hamburg (Verdes), sublinha que os efeitos da queda das taxas de natalidade nas escolas primárias só serão perceptíveis a partir de 2028. A partir de 2034, espera-se um declínio no número total de alunos.
Atualmente, espera-se um número constante de cerca de 220.000 alunos nas escolas profissionais públicas. O país também está a concentrar-se no reforço de equipas multiprofissionais para apoiar os professores, uma vez que existem problemas de oferta difíceis em algumas regiões e tipos de escolas.
Necessidade de professores
Para fazer justiça ao crescente número de alunos, é essencial um maior número de professores. Desde o início do ano, foram preenchidas 2.421 vagas docentes, mas ainda há uma escassez persistente de trabalhadores qualificados. Embora o número total de docentes tenha aumentado desde 2020, a situação nas turmas continua tensa.
A fim de promover ainda mais as escolas na Baixa Saxónia, o Ministério da Cultura lançou um novo programa de financiamento que apoiará vários projetos para fortalecer a educação para a democracia com 450.000 euros em 2025.
Ao concentrar-se em abordagens inovadoras e responder aos desafios do futuro, a Baixa Saxónia pode definir o rumo para um desenvolvimento positivo no sector da educação. As próximas semanas prometem ser emocionantes, apesar dos inúmeros desafios.