O navio de pesquisa Atair inicia: levantamento tridimensional do Mar do Norte!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O navio de pesquisa "Atair" partirá de Bremerhaven em 22 de julho de 2025 para fazer um levantamento do Mar do Norte a fim de analisar parâmetros ambientais importantes.

Das Forschungsschiff "Atair" startet am 22.07.2025 in Bremerhaven zur Vermessung der Nordsee, um wichtige Umweltparameter zu analysieren.
O navio de pesquisa "Atair" partirá de Bremerhaven em 22 de julho de 2025 para fazer um levantamento do Mar do Norte a fim de analisar parâmetros ambientais importantes.

O navio de pesquisa Atair inicia: levantamento tridimensional do Mar do Norte!

O navio de investigação “Atair” partiu hoje de Bremerhaven numa impressionante viagem de três semanas e meia que não só cobre 3.500 milhas náuticas até Aberdeen, na Escócia, mas também visa criar uma imagem tridimensional abrangente do Mar do Norte. Esta informação é fornecida pela Agência Federal Marítima e Hidrográfica (BSH), que realiza as medições atuais em colaboração com o Helmholtz Center Hereon. Os dados são cruciais para analisar o estado físico-químico do oceano e obter uma visão geral de mais de 20 parâmetros ambientais, incluindo temperatura, salinidade e níveis de oxigénio.

Tal como relata o BSH, as medições mais recentes são particularmente interessantes porque mostram a influência de grandes rios como o Elba e o Reno no ecossistema do Mar do Norte. Uma quantidade crescente de água doce destes rios reduziu a salinidade do mar. Isto poderá ter impactos de longo alcance na biodiversidade marinha e é um aspecto fundamental da investigação em curso. Nos últimos anos, estes inquéritos anuais foram introduzidos para que possamos compreender e documentar melhor o estado do Mar do Norte.

Estações de medição importantes e requisitos técnicos

Durante a expedição, serão visitadas 111 estações de medição para a realização de diversas medições físicas e químicas. O navio “Atair”, que entrou em serviço em 2021 e está equipado com propulsão a GNL, pode acomodar 18 tripulantes e 15 cientistas em modernos laboratórios. O BSH também planeja localizar obstáculos subaquáticos em áreas marítimas importantes. Infraestruturas críticas, como cabos de dados e oleodutos, não são o foco, mas os especialistas ainda alertam sobre os perigos da sabotagem no Mar do Norte.

Os dados recolhidos durante este inquérito não são importantes apenas para os cientistas, mas também são incorporados em relatórios climáticos internacionais. Uma parte notável da informação recolhida será resumida no Relatório do CIEM sobre o Clima dos Oceanos (IROC), com publicação prevista para o final de 2025. Este relatório analisará detalhadamente as mudanças nos oceanos, particularmente no que diz respeito às influências climáticas.

Mudanças climáticas e pesquisa oceânica

As medições do Mar do Norte surgem no contexto de uma questão cada vez mais premente: Como irão as alterações climáticas afectar os oceanos? Muitos aspectos das correntes oceânicas ainda são pouco compreendidos, apesar da sua enorme importância para o transporte global, a produção de alimentos e o turismo. As conclusões desta e de viagens de investigação semelhantes poderão ajudar a compreender melhor as mudanças futuras e a desenvolver medidas apropriadas.

Dados os enormes desafios colocados pelas alterações climáticas, é essencial que países como a Alemanha tomem medidas inovadoras na investigação oceânica. O BSH é pioneiro neste aspecto, pois é o único país a realizar um levantamento abrangente e estruturado do Mar do Norte.

A expedição “Atair” mostra mais uma vez o empenho da investigação marinha alemã e inicia uma fase crítica em que o conhecimento sobre os nossos oceanos e o seu estado é da maior importância para as gerações futuras.