O navio de pesquisa começa: medição tridimensional do Mar do Norte!
O navio de pesquisa começa: medição tridimensional do Mar do Norte!
Bremerhaven, Deutschland - O navio de pesquisa "Atair" agora terminou em Bremerhaven para uma impressionante viagem de três semanas e meia, que não inclui apenas 3.500 milhas náuticas para Aberdeen na Escócia, mas também persegue o objetivo de criar uma imagem tridimensional abrangente da Mar do Norte. Esta informação fornece o escritório federal de transporte marítimo e hidrográfico (BSH), que realiza as medições atuais em cooperação com o Helmholtz Center aqui. Os dados são cruciais para analisar o estado físico-químico do mar e obter uma visão geral de mais de 20 parâmetros ambientais, incluindo temperatura, salinidade e teor de oxigênio.
Como relatando o BSH, as mais recentes medições são particularmente emocionantes porque apontam a influência de grandes rios, como Elba e Reno, no ecossistema do Mar do Norte. Uma quantidade crescente de água doce desses rios reduziu a salinidade no mar. Isso pode ter efeitos de melhor alcance na biodiversidade marinha e é um aspecto central da pesquisa em andamento. Essas medidas anuais foram introduzidas nos últimos anos para que possamos entender e documentar melhor a condição do Mar do Norte.
Estações de medição importantes e requisitos técnicos
Durante a expedição, são abordadas 111 estações de medição para realizar várias medições físicas e químicas. O navio "Atair", que foi colocado em serviço em 2021 e está equipado com uma unidade de GNL, oferece espaço para 18 membros da tripulação e 15 cientistas em laboratórios modernos. O BSH também planeja localizar obstáculos subaquáticos em importantes áreas marinhas. O foco não está na infraestrutura crítica, como cabos de dados e oleodutos, mas os especialistas ainda alertam sobre os perigos da sabotagem no Mar do Norte.
Os dados coletados durante essa medição não são apenas importantes para os cientistas, mas também fluem para os relatórios climáticos internacionais. Uma parte notável das informações coletadas está resumida no Relatório do CIES sobre Ocean Climate (IROC), que deve ser publicado no final de 2025. Este relatório analisará as mudanças nos oceanos, especialmente em relação às influências climáticas.
Mudança climática e pesquisa oceânica
As medições do Mar do Norte estão no contexto de uma questão cada vez mais urgente: como as mudanças climáticas afetarão os oceanos? Muitos aspectos das correntes oceânicos ainda foram pesquisados insuficientemente, embora sejam de enorme importância para o transporte global, produção de alimentos e turismo. As descobertas desta e viagens de pesquisa semelhantes podem ajudar a entender melhor as mudanças futuras e a desenvolver medidas adequadas.
Em vista dos enormes desafios que as mudanças climáticas trazem consigo, é essencial que países como a Alemanha tomem medidas inovadoras para a pesquisa oceânica. O BSH é pioneiro nesse sentido, pois é a única nação realizar uma pesquisa abrangente e estruturada do Mar do Norte.A expedição da "atair" mostra mais uma vez o compromisso da pesquisa marinha alemã e introduz uma fase crítica na qual o conhecimento de nossos oceanos e sua condição é da maior importância para as gerações futuras.
Details | |
---|---|
Ort | Bremerhaven, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)