Revolução na construção da ponte: A nova ponte de concreto carbono de Oldenburg é única!
Revolução na construção da ponte: A nova ponte de concreto carbono de Oldenburg é única!
Em 2 de julho de 2025, um marco real na construção da ponte foi comemorado em Oldenburg: a primeira ponte modular de caminhada e ciclo de ciclo feita de concreto de carbono pré-tensionado (CPC) na Alemanha viu a luz do dia. Com um comprimento de 9,60 metros e uma largura de 2,74 metros, ele substitui uma estrutura de aço de madeira desatualizada dos anos 90. Esta ponte inovadora, que pesa apenas 7 toneladas e tem apenas 7 centímetros de espessura, pode ser o sinal de partida para uma nova era de edifício sustentável na Alemanha.A construção da ponte foi um projeto real de vitrine que foi realizado em apenas seis semanas. Por uma quantia de 140.000 euros, a cidade de Oldenburg, em cooperação com a Holcim Alemanha, conseguiu construir essa construção inovadora, que fica ao longo do aterro ferroviário no distrito de Drielake. Kreiszeitung reports that this installation not only improves functionality for pedestrians and cyclists, but also protects valuable resources.
As vantagens do concreto de carbono
O concreto de carbono se estabeleceu como um material de construção orientado para o futuro que substitui reforços convencionais de aço por fibras de carbono pré -carregadas. Essa tecnologia traz consigo inúmeras vantagens: é mais fácil, mais à prova de frente e mais resistente à corrosão. Devido à economia do material, os painéis são até 80% mais finos que as lajes de concreto armado tradicionais. Isso leva a uma redução significativa na pegada de CO₂ em até 75%. Sem mencionar que o CPC é totalmente reciclável e, portanto, faz uma contribuição valiosa para a conservação de recursos, como dica do campeonato.A possibilidade de prolongar a vida útil de pontes a mais de 100 anos pode ser uma vantagem significativa nos tempos de queda de orçamentos de investimento para a infraestrutura. Muitas pontes na Alemanha - cerca de 40.000 em rodovias e rodovias federais - foram construídas entre 1960 e 1985 e são cada vez mais afetadas pela água e pela corrosão. Aqui, o concreto de carbono pode mitigar significativamente uma reforma que entra em custo, explica Engineer.
Uma decisão pioneira
A decisão da cidade de Oldenburg de fazer sem a construção clássica do feixe de madeira e, em vez disso, construir essa ponte modular inovadora é considerada direcional. Os engenheiros de construção da TU Berlim também estão examinando as possibilidades de concreto de carbono para outras estruturas, como túneis e fachadas. O projeto "C³ - composto de concreto de carbono", apoiado pelo BMBF, mostra o enorme potencial das fibras de carbono que poderiam ser usadas muito além da construção de pontes.
Graças às máquinas controladas pelo CNC que cortam os componentes com precisão, o projeto não foi apenas caracterizado por sua simpatia ambiental, mas também por alta precisão. Portanto, pode ser afirmado: a ponte inovadora em Oldenburg não é apenas um passo em um futuro sustentável da construção, mas também pode estabelecer novos padrões em todo o país na construção de pontes.
Details | |
---|---|
Ort | Oldenburg, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)