Fogo aceso em Aurich: cano de água rompido torna a casa inabitável!
Incêndio intenso em Aurich danifica tubulação de água e três moradores ficam feridos. Prédio inabitável, 70 serviços de emergência no local.

Fogo aceso em Aurich: cano de água rompido torna a casa inabitável!
Em Aurich, um edifício residencial está atualmente à beira do colapso após um incêndio latente em uma caixa de eletricidade por volta das 23h. no Boxing Day causou comoção e danos consideráveis. O incêndio ocorreu na Nürnberger Straße e causou o rompimento de um cano de água, cuja causa exata permanece obscura até hoje. De acordo com a NDR, três moradores sofreram ferimentos leves devido à fumaça e tiveram que ser levados ao hospital por precaução.
Embora o incêndio tenha se extinguido sozinho, houve danos significativos por água no térreo da casa. O calor do fogo escaldante aparentemente danificou o cano de água, fazendo com que grande parte da água vazasse pela porta à noite. Na manhã de sábado, o térreo ainda estava submerso, o que dificultou ainda mais a situação dos moradores. Segundo estimativas da polícia, os danos totais rondam os 20 mil euros.
Medidas de resgate e serviços de emergência
Cerca de 70 bombeiros de Aurich, Haxtum, Middels e Walle estiveram envolvidos na operação, bem como o serviço de resgate, a Cruz Vermelha Alemã e a polícia. Uma resposta rápida foi necessária porque um morador conseguiu sair do prédio de forma independente, enquanto outros dois tiveram que ser resgatados pelos bombeiros com aparelhos de respiração. A operação em grande escala mostra de forma impressionante a importância de um corpo de bombeiros bem coordenado, especialmente em situações tão críticas.
A causa exata do incêndio permanece um mistério. O NWZonline relata que os investigadores continuam a trabalhar em várias possibilidades. É possível que o incêndio latente tenha sido causado por problemas elétricos na caixa de energia, causa comum de incêndios, de acordo com estatísticas de 2024 do Instituto de Prevenção de Perdas e Pesquisa de Perdas de Seguradoras Públicas (IFS). Isto afirma que a corrente elétrica e o erro humano são causas comuns de incêndios que causam danos significativos todos os anos.
Medidas de prevenção futuras
Devido ao crescente número de incêndios causados por aparelhos eléctricos, torna-se cada vez mais importante tomar medidas preventivas. Na sua investigação, o IFS descobriu que o número de incêndios em baterias também está a aumentar, o que se deve ao uso crescente de dispositivos alimentados por bateria. Estas estatísticas não são apenas de interesse para as companhias de seguros, mas também fornecem informações importantes sobre a segurança nas nossas famílias. Mais informações sobre a causa do incêndio podem ser encontradas no site do IFS.
Os acontecimentos dramáticos em Aurich lembram-nos de promover activamente a segurança dentro das nossas quatro paredes e de levar a sério os riscos da electricidade. Fique alerta!