Alemanha se levanta: Manifestações contra o extremismo e o ódio em 5 de dezembro de 2025!
Em Dezembro de 2025, as pessoas em Osnabrück e noutras cidades protestarão contra o extremismo de direita e pela democracia.

Alemanha se levanta: Manifestações contra o extremismo e o ódio em 5 de dezembro de 2025!
Em Dezembro de 2025, uma onda de protestos contra o extremismo de direita, o ódio e o anti-semitismo abalou a República Federal. Em inúmeras cidades e comunidades, as pessoas saem às ruas para defender a democracia e a coexistência pacífica. Como notícias.de relatado, as manifestações são o início de um amplo movimento que se estende por todos os estados federais.
O desenvolvimento da sociedade é particularmente entusiasmante: um inquérito realizado pelo Insa mostra que cada vez menos pessoas estão relutantes em votar na AfD. Isto causou preocupação entre muitos intervenientes e mobilizou-os para tomar medidas contra esta tendência. As manifestações não são apenas eventos de protesto, mas também oferecem workshops, leituras e debates para aumentar a consciencialização sobre os perigos do extremismo de direita.
Eventos planejados e demonstrações
Nos próximos dias haverá manifestações contra a AfD em muitas cidades. Aqui está uma visão geral de algumas das datas mais importantes:
- Baden-Württemberg: 01.12.2025, Stuttgart – AfD-Boykott zur Landtagswahl
- Bayern: 03.12.2025, München – Milbertshofen – Offen & Bunt-Demo
- Berlin: 05.12.2025, CDU-Parteizentrale – Gedenkveranstaltung für Walter Lübke
- Brandenburg: 04.12.2025, Eberswalde – Rassismus bekämpfen!
- Hamburg: 04.12.2025, Café Nova – Offenes Antifa Treffen
- Niedersachsen: 02.12.2025, Hannover – Jetzt aktiv werden gegen die AfD
As atualizações nas datas são feitas continuamente para promover a mobilização e atrair novos participantes.
Debate político no Bundestag
No meio destes protestos, ocorreu uma hora corrente no Bundestag no dia 3 de dezembro, solicitada pelo grupo parlamentar da AfD. Tratava-se de “violência extremista de esquerda” e do restabelecimento da associação juvenil AfD em Gießen. Uwe Schulz, da AfD, criticou a suposta “perfuração planeada de grupos de lobby” e descreveu os acontecimentos como uma tomada de poder por extremistas de esquerda. Marc Henrichmann da CDU/CSU relatou 24.000 manifestantes pacíficos que foram ofuscados por cerca de 1.000 “caóticos extremistas de esquerda”, o que destaca a diversidade de opiniões e a complexidade da situação bundestag.de.
A Dra. Irene Mihalic, dos Verdes, por outro lado, destacou que a maioria dos manifestantes eram pacíficos e que o verdadeiro conflito não ocorreu nas ruas, mas no Bundestag. Torna-se claro que o espaço público e a política estão intimamente interligados.
Protestos em todo o país
As manifestações, que já ocorreram em mais de 60 cidades, fazem parte de um protesto mais amplo contra a tendência de direita na Alemanha. Em Colónia, por exemplo, segundo a polícia, cerca de 40 mil pessoas reuniram-se para manifestar-se pela democracia – um número que excedeu em muito as expectativas originais. Houve um número igualmente impressionante de participantes em outras cidades, como Halle e Aschaffenburg tagesschau.de.
As diversas iniciativas mostram uma mensagem clara: há uma mobilização ativa contra a viragem à direita e a propagação do ódio e da agitação, e os cidadãos estão a levantar-se para lutar pelos valores que são importantes para eles. É necessária uma boa mão e a vontade de defender a coexistência pacífica permeia todos os protestos que ocorrem este mês.