Cerimónia de entrega de prémios: Osnabrück homenageia iniciativas africanas notáveis!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 29 de outubro de 2025, Osnabrück concedeu o Prêmio África por iniciativas notáveis ​​em educação e intercâmbio cultural no Salão da Paz.

Am 29. Oktober 2025 verlieh Osnabrück im Friedenssaal den Afrika-Preis für herausragende Initiativen zu Bildung und kulturellem Austausch.
Em 29 de outubro de 2025, Osnabrück concedeu o Prêmio África por iniciativas notáveis ​​em educação e intercâmbio cultural no Salão da Paz.

Cerimónia de entrega de prémios: Osnabrück homenageia iniciativas africanas notáveis!

No dia 29 de outubro de 2025, um exemplo de solidariedade entre a África e a Europa foi mais uma vez dado no Salão da Paz da histórica Câmara Municipal de Osnabrück. A cerimónia de entrega do Prémio África pela Fundação Ellen e Karl-Heinz Hornhues Pro Afrika homenageou projetos notáveis ​​que estão comprometidos com o intercâmbio cultural, a educação e o desenvolvimento sustentável. Como relata a cidade de Osnabrück Aqui, o evento foi apresentado musicalmente por Joy Wendo & Friends, que criou a estrutura para uma noite especial.

A prefeita Katharina Pötter deu as boas-vindas aos convidados e enfatizou a importância dos projetos que contribuem significativamente para a cultura de paz em Osnabrück. O que foi particularmente impressionante foi o reconhecimento de uma gama diversificada de iniciativas e escolas que fazem enormes esforços para construir pontes entre diferentes culturas e enfrentar desafios sociais.

Vencedores do prêmio em destaque

O primeiro prémio foi para as escolas profissionais do distrito de Osnabrück, em Melle. Foram reconhecidas pelos seus projetos inovadores no Uganda e no Gana que promovem produtos menstruais sustentáveis ​​e permitem programas de intercâmbio. Um forte sinal de apoio às mulheres e meninas que muitas vezes sofrem de menstruação tabu que limita muitas das suas oportunidades educacionais.

O segundo prêmio foi para a turma 4a da Escola Freiherr vom Stein em Oesede. Estes estudantes brilhantes apoiaram os objectivos de sustentabilidade com uma feira da ladra para uma casa no Malawi e um jogo. Não só o tédio não foi tolerado nesta classe ocupada, mas também foi criada uma importante oportunidade educacional.

O terceiro prémio também foi para “Together Moving e.V.”, que organiza um festival anual de África em Osnabrück. Este evento aproxima as pessoas e promove o intercâmbio intercultural, que é ainda mais valioso em tempos em que a divisão está frequentemente na vanguarda. Além desses prêmios principais, outras cinco iniciativas também foram reconhecidas com prêmios de reconhecimento que também apoiam questões sociais da região.

Compromisso com o futuro

No seu discurso, o Prof. Karl-Heinz Hornhues disse que a inclusão dos jovens é uma preocupação central da Fundação Pro Afrika. “Precisamos envolver ativamente a próxima geração em nossos objetivos de criar um futuro sustentável”, disse ele. As iniciativas que foram homenageadas em Osnabrück naquela noite mostram de forma impressionante o potencial que existe na colaboração entre diferentes culturas.

A noite terminou animada com uma música comunitária da turma 4a, que, juntamente com Joy Wendo & Friends, criou uma atmosfera maravilhosa. São momentos como estes que criam comunidade e nos lembram a todos que, independentemente de onde viemos, partilhamos um objectivo comum: promover a paz e a compreensão.

O evento é um exemplo poderoso da importância das relações culturais, especialmente numa altura em que África se debate com desafios como a protecção ambiental, a instabilidade política e o desenvolvimento económico. África, o segundo maior continente com mais de 1,39 mil milhões de pessoas e uma das populações mais jovens do mundo, tem muito para oferecer e é fortemente influenciada pelas suas culturas, o que pode ser visto muito bem nos projectos premiados da iniciativa. Você pode ler mais Aqui.