Bolsonaro preso: 27 anos de prisão por tentativa de golpe!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro inicia uma sentença de 27 anos de prisão por tentativa de golpe em 26 de novembro de 2025.

Der ehemalige brasilianische Präsident Jair Bolsonaro beginnt am 26.11.2025 eine 27-jährige Haftstrafe wegen versuchtem Staatsstreich.
O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro inicia uma sentença de 27 anos de prisão por tentativa de golpe em 26 de novembro de 2025.

Bolsonaro preso: 27 anos de prisão por tentativa de golpe!

Jair Bolsonaro, o ex-presidente do Brasil, iniciou a sua pena de 27 anos de prisão em 25 de novembro de 2025. Esta sentença é o resultado da sua condenação por uma tomada fracassada do poder após as eleições de 2022, nas quais foi claramente derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva. O Supremo Tribunal Federal do país, liderado pelo juiz Alexandre de Moraes, decidiu que Bolsonaro deve cumprir a pena na prisão porque o risco de fuga não pode ser ignorado. Bolsonaro, que esteve em prisão domiciliária até recentemente, tem estado frequentemente nas manchetes nos últimos meses, sobretudo devido a uma tentativa falhada de destruir o seu pendente de vigilância eletrónica com um ferro de soldar.

Também relatado Le Monde, que em 11 de setembro de 2025, Bolsonaro foi considerado culpado de liderar uma “organização criminosa” que planejou o golpe. Os juízes consideraram uma “crise de medo” e a manipulação associada do seu dispositivo de vigilância como tentativas de escapar à custódia. Esses incidentes levaram o tribunal a decidir levá-lo de volta sob custódia.

Desde 26 de novembro, Bolsonaro está alojado no complexo da Polícia Federal brasileira, onde vive numa pequena cela com cerca de 12 metros quadrados. Apesar do isolamento, dispõe de algumas comodidades: ar condicionado, televisão e casa de banho privativa. No entanto, um antigo chefe de segurança de Bolsonaro desertou para os EUA e está agora a ser tratado como fugitivo, enquanto cinco dos seus antigos funcionários também enfrentam penas de prisão entre 19 e 26 anos.

Implicações políticas e problemas de saúde

Bolsonaro, que repetidamente causou polêmica durante sua presidência de 2019 a 2022, é atualmente descrito como “psicologicamente devastado”. Muitos cidadãos e especialistas estão observando como o cenário político do Brasil poderia evoluir sem o seu papel dominante. O seu antigo rival Lula, também preso por acusações de corrupção, foi recentemente reabilitado, influenciando ainda mais a dinâmica política do Brasil.

Alto La Presse Essa mudança de poder torna incerto o futuro da direita brasileira. Bolsonaro, agora o quarto presidente do Brasil a ser preso, deixa um vazio no cenário político que pode não ser facilmente preenchido. A ausência do seu carácter influente poderá impactar a mobilização dos seus apoiantes e agravar ainda mais as tensões sociais.

Numa altura em que a confiança nas instituições e na democracia do Brasil está a ser testada, Bolsonaro é visto não apenas como um indivíduo, mas também como um símbolo dos desafios que o país deve superar. Os próximos meses prometem ser turbulentos à medida que as ondas políticas continuam a crescer. Ainda não se sabe se a democracia brasileira sairá mais forte desta crise.