Prêmios Literários 2025: Esses livros estão brigando pelos prêmios de prestígio!
Os conceituados prémios literários Goncourt, Médicis e Femina serão entregues no dia 4 de novembro de 2025. Conheça os finalistas e as suas obras.

Prêmios Literários 2025: Esses livros estão brigando pelos prêmios de prestígio!
O que há de novo no mundo literário? O dia 31 de outubro de 2025 está chegando e trará uma lufada de ar fresco à cena literária francesa. Todos os anos, no outono, são entregues os prêmios literários mais importantes da França. Desta vez, no seu último ensaio, Sylvie Ducas tem o prazer de relatar o incrível número de mais de 2.000 prémios literários atribuídos anualmente em França. Os prémios de destaque da temporada incluem o Goncourt, o Médicis e o Femina, todos com o dedo no pulso dos tempos literários. Telerama relata que o Goncourt 2024 foi atribuído à aclamada obra “Houris” de Kamel Daoud, enquanto o Femina 2024 foi atribuído a “Au Rêve du Jaguar” de Miguel Bonnefoy. Os Médicis também encontraram o seu premiado em Julia Deck, cujo livro “Ann d’Angleterre” emocionou público e crítica.
Agora está ficando emocionante! As primeiras obras selecionadas para os prêmios 2025 já foram selecionadas e prometem despertar a vontade de ler. No Grand prix du Roman de l'Académie française, Yanick Lahens foi premiado com “Passagères de nuit”, enquanto fortes finalistas como “Un pont sur la Seine” de Pauline Dreyfus e “Le Crépuscule des hommes” de Alfred de Montesquiou estão em exibição.
Noites geladas, histórias cativantes
Goncourt 2025 já está gerando muita conversa com os finalistas cativando de diversas maneiras. As obras de Nathacha Appanah, Emmanuel Carrère e Caroline Lamarche prometem voos literários de fantasia. A proclamação deste cobiçado prêmio acontecerá no dia 4 de novembro. O Prix Renaudot também tem finalistas interessantes, incluindo Adélaïde de Clermont-Tonnerre e Louis-Henri de La Rochefoucauld. O veredicto também será anunciado aqui no dia 4 de novembro.
Um olhar além das fronteiras
O Prix Femina não se concentra apenas em romances franceses, mas também em talentos internacionais. Obras como “Les bons voisins” de Nina Allan e “Le Fou de Dieu au bout du monde” de Javier Cercas são apenas alguns exemplos que poderão ser homenageados no dia 3 de novembro. Outro destaque é o Prix Médicis, que será entregue no dia 6 de novembro. Aqui estão listadas obras adicionais emocionantes, que incluem romances franceses e internacionais e, portanto, refletem a diversidade da paisagem literária.
Esses prêmios constantes criam um terreno emocionante no qual novas vozes e autores consagrados colidem, por assim dizer. E os fãs de literatura e histórias emocionantes podem se alegrar: o Rentrée littéraire 2025 promete extensas resenhas dos melhores novos romances. Então passe por aqui na hora de ler, aproveite e se surpreenda novamente!