Incêndio de camião na A2: encerramento total pelo menos até amanhã à noite!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Incêndio num camião de mercadorias perigosas na A2 perto de Peine: encerramentos e longos trabalhos de resgate após o rebentamento de um pneu. Nenhum ferimento conhecido.

Brand eines Gefahrgut-Lkw auf der A2 bei Peine: Sperrungen und lange Bergungsarbeiten nach Reifenplatzer. Verletzte keine bekannt.
Incêndio num camião de mercadorias perigosas na A2 perto de Peine: encerramentos e longos trabalhos de resgate após o rebentamento de um pneu. Nenhum ferimento conhecido.

Incêndio de camião na A2: encerramento total pelo menos até amanhã à noite!

Hoje, 2 de julho de 2025, por volta das 13h30. na autoestrada A2 em direção a Hanover, perto de Peine, ocorreu um incidente significativo - um caminhão de mercadorias perigosas pegou fogo devido a um pneu furado. A polícia informou o público por meio de seu canal WhatsApp, o que rapidamente levou ao fechamento total da rodovia. Os usuários da estrada foram redirecionados na saída Peine-Ost porque a ponte no entroncamento também teve que ser fechada devido ao carregamento de mercadorias perigosas.

Felizmente, ninguém ficou ferido, mas os trabalhos de combate a incêndios e resgate deverão durar até a noite. O Corpo de Bombeiros cuidou dos veículos que estavam em atraso e forneceu bebidas. Em atualizações posteriores, foi relatado que a ponte sobre a autoestrada está agora novamente transitável, mas o entroncamento Peine-Ost e partes da A2 permanecem fechados.

Gerenciamento de danos e tráfego

Conforme anunciou a polícia, foram constatados danos massivos na estrada e na barreira acústica, o que levará ao novo encerramento da A2 pelo menos até à noite seguinte. As autoridades recomendam a utilização dos percursos através da A39 e A7 para evitar o engarrafamento. Uma saída Braunschweig-Watenbüttel é recomendada para usuários da estrada vindos do leste.

Incêndios em camiões podem ser observados repetidamente nas autoestradas e a situação atual não é exceção. Defeitos técnicos, como superaquecimento dos freios ou pneus defeituosos, aumentaram nos últimos anos, levando a um número crescente de incêndios em caminhões. Além disso, o carregamento inadequado, especialmente quando as substâncias inflamáveis ​​são fixadas de forma incorrecta, é um perigo que não deve ser subestimado, como foi relatado noutros casos de incêndios na auto-estrada, por exemplo NDR relatado.

Desafios para o corpo de bombeiros

Os bombeiros enfrentam desafios complexos nessas operações. Como os camiões têm de percorrer longas distâncias e transportar mercadorias perigosas, correm o risco de pegar fogo rapidamente. A rápida intervenção dos bombeiros é fundamental para evitar a propagação das chamas. Num incidente semelhante ocorrido no passado na A2, perto de Garbsen, verificou-se que o incêndio num contentor não pôde ser controlado, apesar da tentativa imediata do condutor de o combater com um extintor, o que aponta para a complexidade de tais operações. Mundo do Fogo explicou.

Para evitar tais situações, a manutenção regular do camião é exigida por lei, mas muitas vezes não é cumprida. É essencial que tanto os condutores como as empresas de transporte tenham as competências necessárias para identificar e eliminar os perigos precocemente, para que estes incidentes trágicos não se tornem a norma.

Os desenvolvimentos em torno do incidente de hoje continuarão a ser monitorados e manteremos nossos leitores atualizados sobre quaisquer alterações. Fique seguro nas estradas!