Nounou condenado: 12 anos de prisão por síndrome fatal do bebê sacudido!
Vanina Reysz foi condenada a 12 anos de prisão em 20 de junho de 2025, após ser considerada culpada de sacudir uma criança.

Nounou condenado: 12 anos de prisão por síndrome fatal do bebê sacudido!
Num caso trágico que chocou o público, Vanina Reysz, de 45 anos, foi condenada a 12 anos de prisão hoje, 20 de junho de 2025, perante o Tribunal da Câmara de Chambéry. Esta é a mesma sentença do primeiro veredicto proferido em 2022. Reysz foi responsável pela morte do bebê Hugo, que morreu sob seus cuidados em Marlenheim, em 22 de outubro de 2013. Durante o julgamento, ela alegou ter sacudido a criança porque ela estava letárgica depois de beber. No entanto, a presidente do tribunal, Christine Schlumberger, esclareceu que esta letargia foi resultado direto do abalo, como relata lalsace.fr.
O promotor Gueorgui Varnabov pediu o aumento da pena para 14 anos de prisão, citando os argumentos problemáticos de Reysz. Durante o procedimento, ela alegou ter sofrido uma tontura enquanto segurava a criança para explicar os ferimentos graves. No entanto, os relatórios médicos indicavam que a criança havia sido sacudida 15 dias antes e sofrido uma pancada na cabeça pouco antes de morrer.
Uma ofensa chocante
A defesa tentou lançar dúvidas sobre a culpa de Reysz, argumentando que os ferimentos graves da criança podem ter ocorrido fora do horário de atendimento. A própria Reysz enfatizou durante o julgamento: “Não sou uma assassina”, enquanto o tribunal proferiu o veredicto após três horas de deliberações. Sua reação calma à decisão, que também a impôs à proibição vitalícia de trabalhar novamente com crianças, produziu emoções confusas no tribunal.
Esta decisão destaca as graves consequências que podem surgir da supervisão negligenciada e de ações violentas contra crianças vulneráveis. Casos semelhantes, como outro incidente na Alta Sabóia, em que uma mãe assistente de 36 anos também foi condenada à prisão por abusar de uma criança pequena, revelam uma tendência alarmante na sociedade. Este caso foi punido com pena de 12 anos e a condenada lutou contra as acusações até o último minuto, sem apoiar de forma convincente o seu ponto de vista, informou Franceinfo.fr.
Os efeitos da síndrome do bebê sacudido
A chamada síndrome do bebê sacudido é um problema sério e bem documentado na comunidade médica. Segundo relatos do Academia Americana de Pediatria Tais atos de violência podem causar danos permanentes às crianças. Especialistas apontam que gritar costuma ser um gatilho para esse tipo de comportamento. Pesquisas demonstraram que se observa alta incidência de casos relacionados à síndrome do bebê sacudido, evidenciando a necessidade de medidas preventivas.
Tendo em mente estes casos trágicos, há uma necessidade urgente de um debate em toda a sociedade para esclarecer e lidar com as causas. Em particular, deve ser abordada a questão de lidar com situações estressantes ao cuidar de crianças pequenas, a fim de evitar tais incidentes no futuro e proteger o bem-estar das crianças.