Trágico acidente de natação: dois jovens morrem afogados no Loire!
Dois adolescentes morreram afogados no Loire, perto de Saint-Étienne, depois de tentarem nadar em uma área proibida para nadar. Infortúnio trágico e avisos sobre os perigos da natação.

Trágico acidente de natação: dois jovens morrem afogados no Loire!
Um trágico acidente ocorreu no sábado, 14 de junho, perto de Saint-Victor-sur-Loire, quando dois adolescentes de 14 e 15 anos se afogaram. Esta trágica história começou quando um grupo de cerca de 15 jovens de Saint-Étienne, querendo fugir do calor, foi a uma piscina não autorizada para se refrescar. [Midi Libre] relata que nadar era estritamente proibido nesta área remota.
Os adolescentes pularam de uma pedra na água, causando problemas a um deles. Seu amigo não hesitou e também pulou na água para ajudar. Tragicamente, nenhum dos dois conseguiu retornar à costa. As equipes de resgate alertadas, incluindo mergulhadores, polícia e serviços de emergência, chegaram rapidamente ao local do acidente, mas o destino já estava selado. Enquanto um dos jovens morreu no local do acidente, o outro infelizmente morreu durante o transporte para o hospital. Isto chocou profundamente a comunidade e o prefeito Gaël Perdriau expressou suas condolências no Facebook.
Os perigos da natação
Apesar das altas temperaturas que incentivam a natação, a prefeitura do Loire alerta sobre os perigos de nadar em zonas não autorizadas. Este acidente destaca os riscos associados à natação em águas não supervisionadas. Na Alemanha, por exemplo, pelo menos 378 pessoas afogaram-se enquanto nadavam em 2023, muitas vezes em águas interiores desprotegidas. Muitos acidentes de natação ocorrem devido ao descuido e à falta de consciência dos perigos, como profundidades ou correntes repentinas.
A DLRG recomenda vivamente a utilização apenas de zonas balneares vigiadas. Mesmo nadadores experientes muitas vezes superestimam suas habilidades. A resposta do corpo ao choque frio pode resultar em afogamento, mesmo quando a temperatura da água parece moderada. Por isso, é importante habituar-se lentamente à temperatura da água e nunca entrar na água se não se sentir bem ou exausto. Além disso, é aconselhável seguir sempre regras de segurança, como a posição de “homem morto” em caso de cãibras ou exaustão, para se manter à tona.
Os acontecimentos assustadores em Saint-Victor-sur-Loire não o deixam indiferente. É um apelo urgente para termos sempre cuidado e respeito no manuseamento da água. Os perigos da natação nunca devem ser subestimados, especialmente em épocas de muito calor, quando muitas pessoas procuram refrescar-se.