Mercado siderúrgico em convulsão: Salzgitter está claramente ultrapassando a ThyssenKrupp!
Analise o desempenho atual da Salzgitter AG em comparação com a ArcelorMittal e a ThyssenKrupp em 1º de novembro de 2025.

Mercado siderúrgico em convulsão: Salzgitter está claramente ultrapassando a ThyssenKrupp!
No dia 1º de novembro de 2025 haverá muito a relatar do mundo da indústria siderúrgica. Na atual semana, os preços das ações de empresas conhecidas têm apresentado movimentos interessantes. De acordo com as últimas informações de Bolsa de Valores Sociais A ArcelorMittal aumentou notáveis 5,91% semanalmente. A empresa destacou-se, portanto, claramente do resto do grupo de pares.
Porém, as coisas são completamente diferentes para a ThyssenKrupp: houve uma queda de 1,18% no mesmo período. A situação também não permaneceu otimista no mês, com as ações da ThyssenKrupp ainda sofrendo uma perda significativa de 22,26%. Isto levanta questões sobre se a estratégia da empresa pode precisar ser reconsiderada.
Salzgitter e voestalpine em foco
Salzgitter conseguiu ganhar destaque graças a uma evolução mensal positiva de 9,25%, apesar de uma queda semanal de 3,23%. Em comparação, a voestalpine teve um desempenho pior, com uma queda semanal de 1,59% e um aumento mensal de apenas 1,65%. Pode-se dizer que a voestalpine está um pouco atrás, enquanto Salzgitter parece ter as melhores cartas.
No entanto, no ano, a ThyssenKrupp registou uma recuperação surpreendente e registou um ganho de 131,47% face ao ano anterior. Salzgitter pode orgulhosamente relembrar um aumento de 77,53%, enquanto a voestalpine está em +68,47%. Estes números mostram que algumas empresas são mais bem cuidadas do que outras, com uma indústria global a registar um forte crescimento de 69,37%.
Desenvolvimento e previsões de mercado
No atual desenvolvimento do mercado, existem vários canteiros de obras. Na ArcelorMittal, os observadores estão preocupados com o fato da ação já estar 100% abaixo da média móvel (MA200). Isto sugere que pode ser necessário repensar seriamente aqui. A ThyssenKrupp está um pouco melhor, -0,6% abaixo do MA200, mas este valor também não é particularmente encorajador.
As indicações atuais no início das negociações da nova semana mostram que ThyssenKrupp pode ganhar 0,06%, enquanto Salzgitter e Voestalpine estão ligeiramente no vermelho. Isto leva as atuais decisões de compra e venda a um pico emocionante, onde os investidores certamente terão que mostrar uma boa mão.
Embora os traders fiquem de olho nos números e nas tendências, resta saber qual será o desempenho das ações da ArcelorMittal no longo prazo. A pressão competitiva saudável poderia potencialmente proporcionar uma lufada de ar fresco aqui. Em qualquer caso, toda a indústria apresenta um grande potencial e será emocionante ver quais estratégias se revelarão sustentáveis.
Num contexto completamente diferente, também foram feitas reportagens sobre a Ponte Whitford, na Pensilvânia, que outrora representou uma importante ligação para o tráfego de mercadorias. A ponte transporta o ramal Filadélfia e Thorndale e ainda era bem utilizada na década de 1970, até que o tráfego diminuiu significativamente ao longo do tempo. Curiosamente, a Lukens Steel, parte da ArcelorMittal, manteve o negócio lá, o que é outro exemplo de como os conceitos históricos e contemporâneos no setor siderúrgico estão por vezes intimamente interligados, como em Encomendas de trem é para ser lido.
No geral, a indústria siderúrgica continua a ser um desafio devido às constantes mudanças e desenvolvimentos ao longo do tempo, e será emocionante ver como serão as próximas semanas e meses.