Metrônomo cancela viagens: o que isso significa para os passageiros no norte da Alemanha?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Metronom descontinuará seu horário para as rotas Hamburgo-Lüneburg-Uelzen e Bremen-Rotemburgo-Hamburgo a partir de 3 de novembro de 2025.

Metronom dünstet ab dem 3. November 2025 seinen Fahrplan für die Strecken Hamburg-Lüneburg-Uelzen und Bremen-Rotenburg-Hamburg aus.
A Metronom descontinuará seu horário para as rotas Hamburgo-Lüneburg-Uelzen e Bremen-Rotemburgo-Hamburgo a partir de 3 de novembro de 2025.

Metrônomo cancela viagens: o que isso significa para os passageiros no norte da Alemanha?

A partir de hoje, os viajantes ferroviários no norte da Alemanha terão de se preparar para algumas mudanças desagradáveis. Como relata butenunbinnen.de, a Metronom reduziu seu horário devido a uma escassez urgente de trens em circulação. Esta mudança afecta particularmente as rotasBremen-Rotemburgo-Hamburgoassim como Hamburgo-Luneburgo-Uelzen. As linhas RE3, RB31, RE4 e RB41 são afetadas.

Infelizmente, durante a semana de segunda a sexta-feira, inúmeras viagens de trem são canceladas sem reposição. Este pacote de medidas inédito, válido até 13 de dezembro de 2025, chama-se calendário de estabilização e visa aumentar a fiabilidade no transporte ferroviário e minimizar falhas de curto prazo.

Antecedentes da mudança de horário

As razões para esta medida drástica residem na falta de disponibilidade dos comboios fornecidos pela Alstom, empresa responsável pela manutenção. Atualmente, dos 27 veículos necessários, apenas 22 estão prontos para uso, o que leva a uma redução de 16 viagens por semana, conforme [ndr.de](https://www.ndr.de/nachrichten/niedersachsen/lueneburg_heide_unterelbe/metronom-duennt-fahrplan-aus-16-fahrten- Werden-gestrichen-bahn,metronom-104.html) relatórios. Tempos mais longos de aquisição de materiais e trabalhos de manutenção não planeados são as principais causas desta escassez.

Dois comboios, que deverão voltar a funcionar nos primeiros dias de novembro, também são afetados por danos extremos nos veículos, como danos na catenária e queda de uma árvore. A Alstom prometeu disponibilizar os veículos restantes antes do final do ano para remediar a miséria atual.

Medidas para acalmar a situação

Para amenizar um pouco a situação indesejável, a empresa estadual de transporte local (LNVG) está trabalhando na aquisição de veículos de reposição e até ofereceu veículos adicionais à Metronom. Este último está actualmente a analisar a utilização destes veículos, enquanto o LNVG planeia invocar também este regulamento no contexto de pedidos de indemnização contra a Alstom.

A Metronom aconselha os passageiros a consultarem regularmente a informação dos horários eletrónicos. As mudanças afectarão principalmente os passageiros e viajantes que dependem de ligações fiáveis ​​entre regiões. Numa altura em que a mobilidade é escassa, torna-se mais uma vez evidente quão vulnerável o transporte ferroviário pode ser.

Esperamos que as partes responsáveis ​​encontrem rapidamente uma solução para minimizar o impacto das interrupções e permitir que os passageiros tenham novamente uma viagem tranquila e confiável em breve.