Nordzucker: Caminhões elétricos para beterraba sacarina - uma revolução silenciosa?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Nordzucker está testando caminhões elétricos para transporte de beterraba sacarina em Uelzen, a fim de reduzir as emissões de CO2. Resultados e desafios em detalhe.

Nordzucker testet in Uelzen Elektro-Lkw für den Zuckerrüben-Transport, um CO2-Emissionen zu senken. Ergebnisse und Herausforderungen detailliert.
Nordzucker está testando caminhões elétricos para transporte de beterraba sacarina em Uelzen, a fim de reduzir as emissões de CO2. Resultados e desafios em detalhe.

Nordzucker: Caminhões elétricos para beterraba sacarina - uma revolução silenciosa?

Algo está acontecendo na área de logística sustentável em Uelzen! Nordzucker iniciou um teste há 14 dias em que beterraba sacarina foi transportada em um caminhão elétrico. O objetivo deste projeto é reduzir as emissões de CO2 na produção de açúcar. Mas como tudo isso funciona e quais desafios precisam ser superados?

Já no início do experimento houve resultados mistos. Embora a ideia de transporte com emissão zero seja popular, existem algumas dificuldades práticas que impedem. Os caminhões elétricos utilizados para transporte têm carga útil menor e não podem substituir facilmente os caminhões a diesel tradicionais. Um peso de transporte reduzido em duas toneladas significa que são necessárias viagens adicionais, o que por sua vez aumenta os custos logísticos globais. Além disso, muitas vezes existem poucas estações de carregamento disponíveis nas zonas rurais, o que dificulta o planeamento dos transportes.

Desafios técnicos e ajustes

Para melhorar a situação de carregamento, a Nordzucker instalou uma estação de carregamento nas suas próprias instalações. O caminhão elétrico requer uma potência impressionante de 600 quilowatts e deve ser carregado continuamente por 12 horas completas, com capacidade de carga de 40 quilowatts. Com um alto volume de tráfego de até 1.000 viagens por dia, surgem desafios logísticos que afetam não só os motoristas, mas também colocam à prova todo o planejamento da empresa.

Como alternativa, é utilizado um substituto renovável do diesel, o HVO (óleo vegetal hidrogenado). Embora isto seja ecologicamente mais vantajoso, a Nordzucker tem de cobrir ela própria a diferença de preço em relação ao gasóleo convencional, a fim de tornar a utilização do HVO mais atractiva para os transitários.

Vantagens e perspectivas

Apesar de todos os desafios, também existem aspectos positivos. O estilo de condução silencioso dos camiões eléctricos não é apenas considerado agradável pelos condutores, mas também ajuda a reduzir o stress na vida profissional quotidiana. Além disso, os parceiros Nordzucker e o transitário Bernd Bothe já têm ambições de criar uma rede de estações de carregamento para camiões fora das auto-estradas, a fim de melhorar a autonomia e a disponibilidade dos camiões eléctricos.

Uma avaliação detalhada do teste está planeada para o futuro, a fim de obter conhecimentos que possam abrir caminho para novas soluções de transporte amigas do ambiente.https://www.az-online.de/uelzen/stadt-uelzen/nordzucker-testet-elektro-lkw-fuer-rueben-transport-in-uelzen-94010120.html

O compromisso da Nordzucker mostra que o caminho para uma produção mais sustentável está repleto de inúmeros desafios, mas também está repleto de oportunidades.