Primeiro evento para garantir trabalhadores qualificados: um novo caminho para as empresas!
No dia 6 de outubro de 2025, ocorreu em Vechta um evento para garantir trabalhadores qualificados para apresentar soluções para gestores de RH.

Primeiro evento para garantir trabalhadores qualificados: um novo caminho para as empresas!
Numa altura em que o mercado de trabalho enfrenta desafios como as alterações demográficas e a digitalização, teve lugar no norte da Alemanha um novo evento para garantir trabalhadores qualificados. A Agência de Emprego de Vechta, em conjunto com os distritos de Cloppenburg e Vechta e a associação Oldenburger Münsterland, organizou um evento no dia 6 de outubro de 2025 que teve como objetivo promover o intercâmbio e a geração de ideias para atrair e reter trabalhadores qualificados. Esta iniciativa fez parte de uma feira de emprego que ofereceu aos gestores de RH de pequenas e médias empresas a oportunidade de receber informações e sugestões valiosas para combater a actual escassez de competências. Como relata OM-Online, o administrador distrital Tobias Gerdesmeyer abriu o evento junto com Tina Heliosch da agência de empregos e Anne Tapken, conselheira distrital do distrito de Cloppenburg.
Os organizadores confiaram a moderação do evento ao diretor administrativo da Associação Oldenburger Münsterland, Jan Kreienborg. Numa primeira palestra perspicaz, Tina Heliosch enfatizou a urgência de manter o desempenho da formação, expandindo novas oportunidades de formação para os funcionários e criando oportunidades para funcionários sem qualificações completas.
Garantir trabalhadores qualificados através de políticas de pessoal favoráveis à família
Um aspecto central do evento foi a apresentação de políticas de pessoal voltadas para a família, que ganham cada vez mais importância na competição por colaboradores qualificados. Renate Hitz, que fala pela associação de empresas amigas da família, e Nadine Klügel da Freese e Feldhaus, mostraram como modelos de horário de trabalho flexíveis, cuidados infantis e home office não só beneficiam os funcionários, mas também aumentam a satisfação e a motivação da força de trabalho. Isto permite um melhor equilíbrio entre família e trabalho, o que é crucial para muitos trabalhadores hoje na escolha de um empregador. De acordo com a Agência de Emprego, uma política de pessoal orientada para a família pode reduzir a flutuação e reduzir as taxas de doença. Além disso, aumentam a produtividade do trabalho e a atratividade da empresa no mercado de trabalho.
Johanna Hollah, do departamento de desenvolvimento económico do distrito de Vechta, apresentou a plataforma de colocação “Internship Week”, um projeto inovador que conecta estágios com potenciais novos funcionários. Neste contexto, oportunidades de financiamento da agência de emprego, como a reconversão profissional, também foram apresentadas por Iris Wollenberg e Nadine Stauber.
Estratégias contra a escassez de trabalhadores qualificados
Os problemas que prevalecem no mercado de trabalho alemão não são novos. A Alemanha precisa de especialistas qualificados para poder superar desafios futuros, como a proteção climática e a digitalização. O Ministério Federal do Trabalho e Assuntos Sociais desenvolveu, portanto, uma estratégia abrangente para trabalhadores qualificados (https://www.bmas.de/DE/Arbeit/Fachkraeftesicherung/Fachkraeftestrategie/fachkraeftestrategie.html) que se concentra em cinco áreas de ação: formação contemporânea, formação contínua direcionada, aumento do potencial da força de trabalho, melhoria da qualidade do trabalho e uma política de imigração moderna.
Com esta nova estratégia, decidida pelo governo federal em 12 de outubro de 2022, os responsáveis estão a responder ao “paradoxo dos trabalhadores qualificados” – o desequilíbrio entre a procura e a oferta de trabalhadores qualificados em vários setores. Os desafios são claros: cada vez mais trabalhadores estão a abandonar o mercado e a concorrência internacional por especialistas bem qualificados está a aumentar. Iniciativas como o evento agora realizado para garantir trabalhadores qualificados, que promove o intercâmbio e o networking na região, são ainda mais necessárias.
Os primeiros passos já foram dados e o objectivo é claro: a escassez de trabalhadores qualificados no norte da Alemanha deve ser combatida activamente com bom instinto e cooperação empenhada.