Prêmio Solemne: Dr. Gabriele Dürbeck comemora por 25 anos!
Prêmio Solemne: Dr. Gabriele Dürbeck comemora por 25 anos!
Vechta, Deutschland - No sul da Baixa Saxônia, um aniversário muito especial é comemorado na Universidade de Vechta: o Prof. Dr. Gabriele Dürbeck relembra 25 anos no serviço público. Nesta ocasião, o presidente interino, Prof. Dr. Thomas Bals, e elogiou seu extenso trabalho em ciências. Dürbeck pode olhar para trás em uma carreira impressionante que começou nas universidades de Hamburgo, Paderborn e o ex -IU Bremen. Sua dissertação, que lida com a conexão de imaginação e educação no século 18, foi publicada em 1998.
Após seu tempo em Rostock, ela habilitou em 2004 com um trabalho na literatura de viagens do século XIX, que se dedicou ao oceanismo. Desde sua nomeação como Professora de Estudos Literários e Culturais da Universidade de Vechta, em 2011, Dürbeck não apenas moldou o cenário acadêmico, mas também participou ativamente do autogoverno da universidade. Ela trabalhou em vários cargos, incluindo um membro do Senado Acadêmico, Dean e estuda Chanery.
Compromisso na pesquisa
O compromisso de Dürbeck vai muito além das fronteiras da universidade. Ela realizou palestras convidadas nos Estados Unidos, Austrália e Camarões e participou de Humboldt-Kollegs. Eles fizeram seus interesses de pesquisa, especialmente a área de estudos pós -coloniais alemães, o pioneiro nesse campo. Ela justificou o tópico de estudos pós-coloniais na Alemanha por uma rede DFG e uma série de livros que ela publicou junto com o Axel Dunker. Nesse contexto, a banda "estudos pós -coloniais alemães", que promove o exame teórico e histórico do tópico e reuniu os resultados da rede 'Estudos pós -coloniais em estudos alemães'. Essa antologia consiste em duas partes: perspectivas teóricas e de inventário, bem como leitura crítica às análises e mídias pós -coloniais existentes.
Os estudos pós -coloniais se tornaram mais importantes nos últimos anos e se transformaram em três fases. Primeiro de tudo, o foco estava na crítica cultural e de regras. Hoje, também existem perspectivas estéticas, bem como a análise da literatura de migração no contexto do multiculturalismo e da globalização. Essas são apenas algumas das abordagens que o trabalho de Dürbeck destacou e que ela também integrou em sua atividade de ensino, a fim de inspirar os alunos a essa área de pesquisa dinâmica. Além disso, atribui grande importância a uma troca interdisciplinar e à promoção de jovens cientistas: por dentro.
Mais projetos e publicações
Atualmente, Dürbeck lidera vários projetos importantes, incluindo o projeto DFG "A memória cultural natural nas Archives Antropoceno, Literaturas e Mídia da História da Terra", que será executada de 2023 a 2026. Além disso, ela é responsável pelo Projeto MWK "Transformação cultural natural em Saxônia mais baixa" com sua colega Simonst Probt. Suas publicações para a escrita da natureza de língua alemã, que lidam com a consciência ecológica e as representações literárias da natureza, provam ser contribuições valiosas para o debate atual no campo da literatura e estudos culturais.Prof. Dr. Gabriele Dürbeck é editor-chefe da revista Cultural Science (KWZ) desde 2024 e lidera a Sociedade de Ciências Culturais de 2015 a 2019. Seu compromisso em muitos níveis testemunha seus profundos interesses em pesquisas interdisciplinares e refletidas, que consideram o conhecimento e os aspectos sociais-históricos. Com sua maneira curta e concisa, ela não apenas estimulou o estudo das humanidades na Universidade de Vechta, mas também criou novas perspectivas para o exame científico dos desafios de nosso tempo.
Details | |
---|---|
Ort | Vechta, Deutschland |
Quellen |