Homenagem cerimonial: Dra. Gabriele Dürbeck comemora 25 anos de serviço!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Dra. Gabriele Dürbeck comemora 25 anos de serviço prestado à Universidade de Vechta - uma retrospectiva de sua impressionante carreira.

Dr. Gabriele Dürbeck feiert 25 Jahre im Dienst der Universität Vechta – ein Rückblick auf ihre beeindruckende Karriere.
Dra. Gabriele Dürbeck comemora 25 anos de serviço prestado à Universidade de Vechta - uma retrospectiva de sua impressionante carreira.

Homenagem cerimonial: Dra. Gabriele Dürbeck comemora 25 anos de serviço!

Um aniversário muito especial está sendo comemorado na Universidade de Vechta, no sul da Baixa Saxônia: o Prof. Dr. Gabriele Dürbeck relembra 25 anos de serviço público. O presidente interino, Prof. Thomas Bals, elogiou seu extenso trabalho na ciência. Dürbeck pode relembrar uma carreira impressionante que começou nas universidades de Hamburgo, Paderborn e na antiga IU Bremen. A sua dissertação, que trata da ligação entre imaginação e iluminação no século XVIII, foi publicada em 1998.

Após seu estágio em Rostock, ela se habilitou em 2004 com uma tese sobre literatura de viagens do século XIX, dedicada ao oceanismo. Desde a sua nomeação como professora titular de estudos literários e culturais na Universidade de Vechta em 2011, Dürbeck não só moldou o cenário acadêmico, mas também desempenhou um papel ativo na autoadministração universitária. Atuou em diversos cargos, inclusive membro do Senado Acadêmico, reitora e reitora de estudantes.

Compromisso com a pesquisa

O compromisso da Dürbeck vai muito além das fronteiras da universidade. Ela realizou palestras convidadas nos EUA, Austrália e Camarões e participou do Humboldt Kollegs. Os seus interesses de investigação, nomeadamente a área dos estudos alemães pós-coloniais, fizeram dela uma pioneira neste campo. Ela fundou o tema dos estudos pós-coloniais na Alemanha por meio de uma rede DFG e de uma série de livros que publicou junto com Axel Dunker. Neste contexto foi criado o volume “Estudos Alemães Pós-coloniais”, que promove a discussão teórica e histórica do tema e reúne os resultados da rede “Estudos Pós-coloniais em Estudos Alemães”. Esta antologia consiste em duas partes: inventários e perspectivas teóricas, bem como leituras críticas de análises e meios de comunicação pós-coloniais existentes.

Os estudos pós-coloniais ganharam importância nos últimos anos e desenvolveram-se em três fases. Inicialmente o foco estava na crítica à cultura e ao poder. Hoje também podem ser encontradas perspectivas estéticas e a análise da literatura sobre migração no contexto do multiculturalismo e da globalização. Estas são apenas algumas das abordagens que destacam o trabalho de Dürbeck e que ela também integrou no seu ensino para inspirar os alunos para esta dinâmica área de investigação. Ela também atribui grande importância ao intercâmbio interdisciplinar e à promoção de jovens cientistas.

Outros projetos e publicações

Dürbeck está atualmente liderando vários projetos importantes, incluindo o projeto DFG “Memória Natural-Cultural no Antropoceno – Arquivos, Literaturas e Mídia da História da Terra”, que será executado de 2023 a 2026. Além disso, ela é responsável pelo projeto MWK “Transformação Natural-Cultural na Baixa Saxônia” com seu colega Simon Probst. As suas publicações sobre escrita sobre a natureza em língua alemã, que tratam da consciência ecológica e das representações literárias da natureza, revelam-se contribuições valiosas para o debate atual no campo dos estudos literários e culturais.

Gabriele Dürbeck é editora-chefe do Cultural Studies Journal (KWZ) desde 2024 e chefiou a Cultural Studies Society de 2015 a 2019. Seu compromisso em vários níveis atesta seu profundo interesse em pesquisas interdisciplinares e reflexivas que levam em conta aspectos do conhecimento e da história social. Com a sua maneira curta e sucinta, ela não só animou o estudo das humanidades na Universidade de Vechta, mas também criou novas perspectivas para o exame científico dos desafios do nosso tempo.