Gripe aviária: 175.000 galinhas em Vechta precisam ser abatidas!
Novo surto de gripe aviária na Baixa Saxónia: 175.000 animais em Vechta têm de ser abatidos. Medidas de segurança necessárias com urgência.

Gripe aviária: 175.000 galinhas em Vechta precisam ser abatidas!
Outro caso de gripe aviária foi relatado no distrito de Vechta, na Baixa Saxônia. Cerca de 175.000 galinhas poedeiras no distrito de Spreda tiveram de ser abatidas. O surto é o sexto em uma semana e meia neste distrito, que, com um total de 365 mil animais afetados, é o triste primeiro lugar na Baixa Saxônia. A matança dos animais afetados está marcada para terça-feira para impedir a propagação do vírus, que tem consequências de longo alcance para a indústria avícola. De acordo com a NDR, o requisito de estabilidade foi imposto às explorações avícolas com 50 ou mais animais no distrito de Harburg.
A situação está a piorar: segundo o Instituto Friedrich Loeffler, a Baixa Saxónia registou 29 casos activos em animais mantidos, sendo o distrito de Cloppenburg o que regista o maior número de casos, com 11 surtos. Em 2024, serão registrados aqui cerca de 12,3 milhões de animais em cerca de 2.257 granjas avícolas. A gripe aviária, causada pelo HPAIV (H5N1), é considerada inofensiva para os humanos, mas eles ainda podem ser portadores do vírus. É, portanto, importante que as medidas de segurança sejam implementadas de forma consistente para evitar novas intrusões nas unidades populacionais.
O caminho da gripe aviária
A forma como a gripe aviária se está a espalhar na Alemanha é também tema de um inquérito actual realizado pela Tagesschau. O Ministro Federal da Agricultura, Alois Rainer, apela ao aumento das medidas de protecção na agricultura, uma vez que a gripe aviária está em expansão durante todo o ano, mas especialmente durante a migração das aves no Outono. Milhares de animais também foram abatidos em outros estados federais, como Baden-Württemberg e Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. No total, a actual vaga já resultou na morte de mais de 200.000 animais de criação devido à gripe aviária.
Foi solicitado às explorações agrícolas que seguissem regras de higiene rigorosas, em particular para evitar que as aves selvagens entrassem em contacto com as aves domésticas. Isto é crucial, uma vez que o risco de entrada e propagação do vírus em bandos de aves de capoeira é considerado elevado. Nas últimas semanas, foram identificados 15 surtos em aves de capoeira na Alemanha, o que aumenta ainda mais o nível de risco. São necessárias diversas medidas para prevenir a propagação, incluindo a monitorização consistente das aves selvagens.
O que fazer se você suspeitar?
Os particulares devem prestar especial atenção aos riscos de pneumonia que podem surgir do contacto com aves selvagens doentes ou mortas. As autoridades de saúde aconselham evitar possíveis encontros e comunicar imediatamente as aves mortas. Recomenda-se também que seja administrada uma vacinação contra a gripe sazonal às pessoas que entram frequentemente em contacto com aves de capoeira ou aves selvagens. Estas medidas são importantes para evitar infecções duplas e promover a saúde geral.
A gripe aviária é uma questão problemática que requer uma estreita cooperação de todas as partes envolvidas. Para conter novos surtos, os agricultores e o público devem estar no mesmo barco. É agora importante que todos os envolvidos na agricultura tenham uma boa participação na implementação das recomendações. Só podemos esperar que a onda se acalme logo e que o número de animais afetados não continue a aumentar. Para obter informações detalhadas sobre a situação atual, você pode visitar os sites do Instituto Friedrich Loeffler.