O perigo de incêndios florestais na Baixa Saxónia está a aumentar: Cuidado com o inferno em chamas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Baixa Saxónia enfrentará um elevado risco de incêndios florestais a partir de 11 de agosto de 2025. As ondas de calor e a seca promovem riscos. Observe as regras de conduta!

Niedersachsen kämpft ab 11.08.2025 mit hoher Waldbrandgefahr. Hitzewelle und Trockenheit fördern Risiken. Verhaltensregeln beachten!
A Baixa Saxónia enfrentará um elevado risco de incêndios florestais a partir de 11 de agosto de 2025. As ondas de calor e a seca promovem riscos. Observe as regras de conduta!

O perigo de incêndios florestais na Baixa Saxónia está a aumentar: Cuidado com o inferno em chamas!

O calor do verão está aumentando e, com ele, aumenta o risco de incêndios florestais na Baixa Saxônia. A partir de quarta-feira, 11 de agosto de 2025, os moradores de diversas regiões terão que se preparar para um alto nível de perigo, pois é esperada uma onda de calor. Na terça-feira as temperaturas sobem até 32 graus, enquanto na quarta-feira chegam até aos 36 graus no sul da Baixa Saxónia. Estas condições extremas provocam solos secos, o que aumenta ainda mais o risco de incêndios florestais. O NDR relata que o índice de perigo de incêndio florestal do Serviço Meteorológico Alemão para terça-feira mostra o segundo nível de perigo mais alto em Celle.

Alto risco de incêndios florestais em diversas regiões

Na quarta-feira, sete regiões são afetadas por um elevado risco de incêndios florestais: Lüchow, Faßberg, Bergen, Wittingen-Vorhop, Celle, Wunstorf e Bad Harzburg. E não é tudo: na quinta-feira, mais três regiões – Moringen-Lutterbeck, Herzberg e Göttingen – juntaram-se à lista de zonas de perigo. Embora o nível de alerta seja elevado nestas áreas, muitas outras partes da Baixa Saxónia encontram-se, pelo menos, num nível de perigo médio. Neste contexto, os visitantes florestais devem estar atentos ao facto de que, a partir do terceiro nível de perigo, o pessoal florestal deve estar no local.

As Florestas Estaduais da Baixa Saxônia pedem cautela e apelam a todos os visitantes da floresta para que cumpram as proibições existentes. Fogueiras, grelhados e fumo em florestas, charnecas e charnecas são estritamente proibidos de 1º de março a 31 de outubro. Isto é especialmente verdadeiro para fumar, que é totalmente proibido durante este período. O Niedersachsen.de informa também que o descuido é a principal causa de inúmeros incêndios florestais – por exemplo, através de cigarros descartados ou grelhados inadequados.

Mudanças climáticas como causa contribuinte

Uma palavra coloca um dedo na ferida: alterações climáticas. Isto aumentou drasticamente o risco de incêndios florestais nos últimos anos. As alterações climáticas também se fazem sentir na Baixa Saxónia, à medida que a vegetação seca e, assim, incentiva o aparecimento de incêndios. Especialistas dizem que mais de 80% dos incêndios florestais em todo o mundo são causados ​​por erro humano, de acordo com o Associação Florestal confirmado. Isto deve ser levado a sério porque as consequências podem ser devastadoras.

Apesar de todas as precauções, ainda podem ocorrer incêndios, seja por causas naturais, como queda de raios ou erro humano. Num caso como este, cada segundo conta. Em caso de incêndio é por isso importante ligar imediatamente para o 112 e indicar a localização exata do incêndio. Além disso, as ferrovias de bitola estreita do Harz receberam instruções para alterar o horário - as locomotivas a vapor não circularão mais para Brocken até novo aviso. Em vez disso, locomotivas a diesel são usadas quando o nível de perigo aumenta.

A prevenção é fundamental

Para combater o risco de incêndios florestais, as medidas preventivas tornam-se cada vez mais importantes. As Florestas Estatais da Baixa Saxónia baseiam-se em abordagens educativas para consciencializar as pessoas sobre os perigos. Neste contexto, a autoridade apela a todos os visitantes da floresta: Por favor cumpram as proibições - ouvimos muitas vezes falar de incêndios devastadores que foram causados ​​por descuido. É responsabilidade de todos nós preservar as florestas e sua beleza.