Operação selvagem na estrada: caçadores resgatam equipamentos de caça de um híbrido em chamas!
Em 25 de outubro de 2025, um carro híbrido pegou fogo perto de Wietmarschen. Dois caçadores salvaram seus equipamentos a tempo.

Operação selvagem na estrada: caçadores resgatam equipamentos de caça de um híbrido em chamas!
Na tarde de segunda-feira, um carro híbrido pegou fogo na Autobahn 31, mais precisamente entre Geeste e Dalum. Dois caçadores que viajavam com seus equipamentos de caça, armas e munições reais no porta-malas conseguiram chegar em segurança a tempo, relata. NDR. O motorista de 61 anos percebeu um defeito técnico e dirigiu seu veículo até um acostamento gramado onde a fumaça subia do compartimento do motor.
A resposta rápida dos dois caçadores permitiu-lhes proteger o seu equipamento de caça antes que o veículo pegasse fogo. Poucos momentos depois o VW Touareg foi completamente envolvido pelas chamas. O corpo de bombeiros foi rapidamente alertado e chegou com cerca de 40 serviços de emergência e oito viaturas Notícias do Norte relatado.
Os desafios dos incêndios em veículos
Os trabalhos de extinção revelaram-se desafiantes porque foi determinado que um defeito técnico foi a causa do incêndio. Durante os trabalhos de extinção foi utilizado um recipiente com água para reduzir a temperatura da bateria híbrida. Este problema técnico não é atípico nos veículos híbridos, pois combinam vários fatores de risco. Este é também um argumento de Markus Egelhaaf da DEKRA, que aponta o maior número de incêndios em veículos híbridos. Egelhaaf enfatiza: “As causas do incêndio podem ser divididas em três grupos: causas independentes, causas na área da bateria e causas específicas do acionamento elétrico e do motor de combustão”.
Apesar de não ter havido feridos, o veículo teve perda total. A autoestrada teve que ser totalmente fechada para a extinção do incêndio, o que afetou temporariamente e gravemente o fluxo do trânsito. No entanto, os usuários da estrada tiveram boa mão e prontamente formaram uma faixa de emergência.
Processos seguros para caçadores
Após as formalidades policiais, os caçadores foram autorizados a levar consigo armas e munições. Embora não existam estatísticas abrangentes sobre incêndios de veículos na Alemanha, os veículos híbridos, em particular, são um tema muito debatido neste contexto. Um incidente como este deixa claro a importância dos processos seguros e das reações rápidas quando ocorrem defeitos técnicos.
Com o debate em curso em torno da segurança dos veículos eléctricos, este incidente é outro exemplo de que tanto os carros híbridos como os totalmente eléctricos têm os seus próprios desafios. Mal podemos esperar para ver que insights os estudos em andamento trarão sobre o risco de incêndio que a DEKRA busca em seu trabalho. O corpo de bombeiros pode extinguir veículos elétricos em chamas, mas as baterias especiais de alta tensão requerem medidas especiais de extinção, o que complica ainda mais a operação.
Isto mostra que mesmo os veículos modernos não estão isentos de riscos, mas uma acção rápida e uma boa cooperação entre os serviços de emergência podem evitar que algo pior aconteça.