900 sacolas de Natal para marinheiros: a missão especial de Wilhelmshaven!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 4 de dezembro de 2025, a Missão dos Marinheiros de Wilhelmshaven embalará mais de 900 sacolas de Natal para os marinheiros, para lhes trazer alegria.

Am 4.12.2025 packt die Seemannsmission Wilhelmshaven über 900 Weihnachtstüten für Seeleute, um ihnen Freude zu bringen.
No dia 4 de dezembro de 2025, a Missão dos Marinheiros de Wilhelmshaven embalará mais de 900 sacolas de Natal para os marinheiros, para lhes trazer alegria.

900 sacolas de Natal para marinheiros: a missão especial de Wilhelmshaven!

Na Missão dos Marinheiros de Wilhelmshaven, os preparativos para o Natal estão a todo vapor. Neste dia 4 de dezembro de 2025, as pessoas já estão ocupadas fazendo as malas, pois este ano mais de 900 sacolas de pano cheias de carinho serão distribuídas às tripulações dos navios. Isto estabelece um novo recorde que mostra a importância desta ação para os marítimos, que muitas vezes têm de passar algum tempo longe das suas famílias e de casa. Os sacos, integrados na campanha, que tem como mote “Todos os anos outra vez – Natal no mar para os marinheiros”, contêm uma mistura colorida de chocolate, meias, amendoins e outros pequenos presentes que pretendem aproximar um pouco mais o sentimento natalício a bordo.

Wilfried Adam, presidente da missão dos marinheiros, e Dietmar Szech, ex-capitão, aguardam com grande expectativa as próximas distribuições. Szech, que recebeu presentes da missão dos marinheiros durante seu tempo ativo, enfatiza a importância desses pequenos presentes para os marinheiros. As sacolas de presentes deverão ser trazidas a bordo dos navios uma semana antes do Natal para alegrar os homens e mulheres do mar. A época do Natal é muitas vezes muito emocionante para os marítimos, razão pela qual o apoio sob a forma de presentes é particularmente bem recebido [NDR] relata que...

Ajudantes dedicados e uma variedade de presentes

A organização da campanha é coordenada por uma equipa dedicada de cerca de 15 visitantes voluntários do navio. Este evento não seria possível sem os numerosos ajudantes que trabalham arduamente, incluindo crianças de creches, idosos de instituições de acolhimento e estudantes da Universidade de Jade. Embalamos e fazemos coisas juntos para dar aos marinheiros uma sensação de lar e apoiar os relatórios da [NWZ] que...

As sacolas estão cheias até a borda com itens do dia a dia e surpresas de Natal - desde escovas de dente e chapéus quentes até roupas e jogos feitos por você mesmo. Os cumprimentos de Natal em diversos idiomas também fazem parte dos pacotes distribuídos aos marítimos. Boa parte das doações é financiada por doações da região, e toda a campanha é realizada de forma voluntária. Isto mostra a grande solidariedade e apoio que os marítimos podem receber da comunidade de Wilhelmshaven.

Um raio de esperança para os marinheiros

A Missão dos Marinheiros Alemães (DSM) coordena não apenas em Wilhelmshaven, mas em vários locais da Alemanha e até mesmo além. Em 2023, mais de 26.000 presentes foram distribuídos na Alemanha e em 15 outros países. De Cuxhaven a Lübeck, os marítimos também estão a ser considerados noutras cidades. Exemplos de 2023 mostram que foram doados 850 sacos em Cuxhaven, 1.600 em Bremen e 555 em Lübeck. Porém, as emoções são sempre as mesmas: para os marítimos, que muitas vezes têm de permanecer a bordo dos navios, o Natal é uma época marcada pela solidão e pela saudade.

Apoiar a Missão dos Marítimos ajuda a aliviar esta solidão e proporciona um sentimento de apreço. Os marinheiros não só recebem presentes, mas também experimentam uma “segunda casa” temporária que lhes dá o apoio espiritual de que necessitam. A actividade da missão tem, portanto, efeitos não só sociais, mas também psicológicos que alegram o espírito dos marítimos.

A partir de 15 de dezembro, terá início a distribuição de sacolas de Natal em mais de 1.000 navios – um esforço impressionante que mostra a importância do trabalho da missão dos marítimos. As celebrações associadas variam consoante o porto e o clima, mas a alegria de receber os presentes permanece ininterrupta.