O conselho distrital e o conselho municipal decidem: Nova clínica central para a Frísia!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 2 de julho, o conselho distrital da Frísia decidirá sobre a construção de uma clínica central conjunta em Wilhelmshaven para garantir cuidados de saúde.

Am 2. Juli entscheidet der Kreistag Friesland über den Bau einer gemeinsamen Zentralklinik in Wilhelmshaven zur Sicherstellung der Gesundheitsversorgung.
No dia 2 de julho, o conselho distrital da Frísia decidirá sobre a construção de uma clínica central conjunta em Wilhelmshaven para garantir cuidados de saúde.

O conselho distrital e o conselho municipal decidem: Nova clínica central para a Frísia!

Em pouco menos de uma semana, as coisas ficarão sérias: no dia 2 de julho, o conselho distrital da Frísia e o conselho municipal de Wilhelmshaven se reunirão para decidir sobre os futuros cuidados de saúde de cerca de 180.000 pessoas. Um processo acelerado que visa uma clínica central comum. As duas reuniões acontecem ao mesmo tempo, mas separadamente - o conselho distrital na casa de hóspedes em Horumersiel e o conselho municipal na prefeitura de Wilhelmshaven. Um assunto emocionante, especialmente para todos os que estão preocupados com o futuro das unidades de saúde regionais.

O texto da resolução, que funciona como “base de trabalho”, estipula que os hospitais existentes em Wilhelmshaven, Sanderbusch e Varel devem ser abandonados. O objetivo é claro: cuidados de saúde preparados para o futuro para a região. Em contraste com os leitos quase vazios que podem ser encontrados em muitos hospitais alemães, de acordo com uma reforma do Ministro Federal da Saúde, Karl Lauterbach, será criada aqui uma nova estrutura que funcione de forma mais eficaz e seja financeiramente sustentável.

Antecedentes e recomendações

As atuais dificuldades financeiras das clínicas são a principal razão desta fusão. “Temos de agir”, afirma o Administrador Distrital Sven Ambrosy, que está a trabalhar com o Presidente da Câmara Carsten Feist numa proposta de resolução conjunta. O estudo de viabilidade do WMC recomenda a construção de uma clínica conjunta num novo local para garantir a sustentabilidade económica. Um relatório de renovação da PricewaterhouseCoopers (PWC) alerta para um défice anual de até 45 milhões de euros se as instalações existentes permanecerem intactas. Portanto, o encerramento do hospital Varel antes da conclusão da nova clínica pode ser uma medida que não deve ser subestimada.

Um resultado direto da estrutura clínica planejada seria a conversão do Hospital Sanderbusch Nordwest em um hospital especializado com cerca de 400 leitos, enquanto a ginecologia e obstetrícia seriam transferidas para Sande. Todas estas medidas não só oferecem a oportunidade de colmatar estrangulamentos financeiros, mas também de fornecer soluções orientadas para o futuro para os cuidados aos pacientes.

Participação pública e perspectivas

Se quiser acompanhar as reuniões do dia 2 de julho, tem várias opções: Embora a participação presencial em ambas as reuniões seja possível sem inscrição, a reunião do conselho distrital também será transmitida online - é necessária inscrição até 30 de junho. A Rádio Jade também oferece a transmissão em áudio da reunião da Câmara Municipal para que você possa acompanhar de casa o que os tomadores de decisão estão discutindo.

A importância da próxima decisão é sublinhada pela reforma hospitalar do governo federal, que exige concentração e cooperação - sobretudo para garantir cuidados de saúde rurais. A reforma pretende garantir uma maior eficiência do sistema e, ao mesmo tempo, evitar tempos de espera mais longos para determinados tratamentos nas zonas rurais.

A decisão de 2 de julho não afetará apenas o cenário hospitalar regional, mas também afetará todo o atendimento médico da população da Frísia e Wilhelmshaven. Resta-nos esperar que seja demonstrada boa mão e que os representantes eleitos tomem as medidas certas para garantir cuidados de saúde de elevada qualidade.