Farol de Roter Sand: Para onde o edifício histórico será transferido?
O farol “Roter Sand” será transferido para Wilhelmshaven. Existem quatro locais para escolher; os fatores decisivos são a viabilidade técnica e a propriedade da terra.

Farol de Roter Sand: Para onde o edifício histórico será transferido?
Em uma reviravolta emocionante, o icônico farol “Roter Sand” está mais uma vez em foco enquanto se considera realocá-lo da foz do Weser. Quatro localidades estão se candidatando ao contrato: Hooksiel, Wilhelmshaven, Fedderwardersiel e Bremerhaven. O processo de tomada de decisão é em grande parte determinado pela viabilidade técnica e pelo consentimento dos respectivos proprietários. Um relatório actualizado sobre a viabilidade técnica deverá estar disponível em breve, o que poderá avançar significativamente o processo de candidatura, informa nwzonline.de.
Mas o que torna a “Areia Vermelha” tão especial? Concluído em 1885, este farol é considerado a primeira estrutura do mundo construída diretamente no fundo do mar. Com 53 metros de altura e pesando 70 toneladas, não é apenas uma obra-prima técnica, mas também um símbolo do progresso do Império Alemão. A altura do fogo é de 24 metros acima da maré alta média e tem fornecido orientação para novas gerações de marítimos há décadas. denkmalschutz.de.
Os concorrentes pela localização
Qual local tem as melhores chances? Hooksiel está indo bem com uma área disponível de quase 1.200 metros quadrados. O proprietário, Niedersachsen Ports, está fundamentalmente positivo e está oferecendo a área em regime de arrendamento. Em Wilhelmshaven, por outro lado, está a ser solicitada a extremidade sul da Ponte Wiesbaden, mas a decisão depende da Agência Imobiliária Federal e, em última instância, do Ministério da Defesa, uma vez que a área está actualmente atribuída à Bundeswehr.
Em Fedderwardersiel, o prefeito Axel Linneweber fez uma proposta concreta: uma localização a leste da entrada do porto nos lodaçais, que, no entanto, está sob a influência legal do estado da Baixa Saxônia. A municipalização pode ser necessária. Bremerhaven ainda não assumiu um compromisso claro sobre uma possível localização perto do Lunesiel no Weserwatt, uma vez que um pedido à cidade permaneceu sem resposta.
O farol e seus desafios
Por que é necessária uma realocação da “Areia Vermelha”? Nos últimos anos a importância do farol diminuiu, principalmente devido à relocalização do canal de navegação. Danos massivos, como ferrugem e problemas na fundação, tornaram essenciais extensos trabalhos de renovação. Já na década de 1950, foi determinado que a estrutura não era mais durável em sua forma original e que um sistema de radar não poderia ser acomodado, o que levou ao seu descomissionamento.
Após protestos de cidadãos e da associação de apoio “Leuchtturm Roter Sand e.V.” A torre foi totalmente protegida em 1987. Hoje, porém, enfrenta novos desafios decorrentes das alterações climáticas, cujos efeitos, como a subida do nível do mar e tempestades mais intensas, estão a afectar o monumento. A preservação no local original parece impossível, mas o objetivo é realocar o topo da torre perto da costa, deixando a fundação no lugar.
Os faróis sempre foram um símbolo de segurança e confiabilidade no transporte marítimo. Não só têm significado histórico, mas também são uma parte importante da navegação moderna. As estimativas sugerem que cerca de um terço dos faróis alemães são edifícios classificados deutsche-leuchtfeuer.de. O rumo para o futuro do “Roter Sand” está traçado, enquanto a decisão sobre a nova localização e os desafios futuros ainda estão pendentes.