Depois de um grande incêndio em Emden: uma senhora de 91 anos espera voltar para sua casa!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Após um incêndio devastador num prédio de apartamentos em Emden, em 17 de agosto de 2025, os residentes afetados, como Margarete Frank, de 91 anos, esperam regressar.

Nach einem verheerenden Brand in einem Emder Mehrparteienhaus am 17.08.2025 hoffen betroffene Bewohner, wie die 91-jährige Margarete Frank, auf Rückkehr.
Após um incêndio devastador num prédio de apartamentos em Emden, em 17 de agosto de 2025, os residentes afetados, como Margarete Frank, de 91 anos, esperam regressar.

Depois de um grande incêndio em Emden: uma senhora de 91 anos espera voltar para sua casa!

Na sexta-feira passada ocorreu um incêndio devastador na Klunderburgstrasse, em Emden, que deixou cerca de 50 pessoas desabrigadas. O prédio de apartamentos afetado, de acordo com nwzonline muito danificado, perdendo sobretudo o sótão, com o calor e os trabalhos de combate a incêndios a afectar todo o edifício. A causa exata do incêndio ainda não está clara, mas estavam sendo realizadas obras no telhado antes do incidente.

Margarete Frank, uma idosa de 91 anos, é uma das muitas afetadas. Ela morou no número 4 por mais de 30 anos e deseja voltar. “É como se fosse uma parte de mim”, disse ela ao retornar ao seu apartamento no domingo para embalar coisas importantes. O choque é profundo – ela teve que deixar suas roupas e outros pertences para trás durante a evacuação e atualmente depende de itens emprestados. Felizmente, ela está hospedada temporariamente com sua filha Regine, o que a poupa de ter que ficar em um hotel.

Há uma grande solidariedade em Emden. Além dos residentes afetados, muitos cidadãos não afetados foram extremamente prestativos. Quantidades recordes de roupas e outros itens foram doados pela Cruz Vermelha para ajudar os necessitados.

A segurança vem em primeiro lugar

A Gewoba Emden mbH, responsável pela gestão do edifício, monitoriza o estado atual e as medidas necessárias para proteger e restaurar a casa. Para segurança dos moradores, todas as fechaduras das portas foram alteradas e o acesso aos apartamentos só é possível atualmente com autorização do Gewoba. Oito apartamentos do sótão foram diretamente afetados pelo incêndio, enquanto outros 24 foram afetados indiretamente.

“Estamos trabalhando duro para permitir que os moradores retornem aos seus apartamentos o mais rápido possível”, explica Olaf Neumann, chefe da Gewoba. De acordo com os planos atuais, os demais números das casas serão gradualmente disponibilizados para que os inquilinos possam levar consigo o que há de mais importante.

Emden vai se recuperar

Os esforços para apoiar as pessoas afetadas estão atualmente em pleno andamento. Os valores emocionais e físicos de uma comunidade tornam-se particularmente salientes em tempos de crise. Além da perda material, o apoio psicológico também desempenha um papel essencial. Construir essa identidade comunitária, semelhante à Marketing de marca na economia, será importante para os residentes de Emden, a fim de superarem juntos este golpe do destino.

No geral, mostra que o sentimento de união e a vontade de ajudar são importantes para a sobrevivência em tempos tão difíceis. A experiência de solidariedade pode ajudar o povo de Emden não só a lidar com as suas perdas materiais, mas também a curar as feridas emocionais que tal acontecimento traz consigo.