A lenda do rock político Ton Steine ​​​​Scherben retorna para um concerto memorial!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 19 de julho de 2025, a banda de rock político Ton Steine ​​​​Scherben fará um concerto memorial em Wilhelmshaven para marcar a abertura de uma exposição.

Am 19. Juli 2025 spielt die Politrockband Ton Steine Scherben ein Gedenkkonzert in Wilhelmshaven zur Eröffnung einer Ausstellung.
Em 19 de julho de 2025, a banda de rock político Ton Steine ​​​​Scherben fará um concerto memorial em Wilhelmshaven para marcar a abertura de uma exposição.

A lenda do rock político Ton Steine ​​​​Scherben retorna para um concerto memorial!

No dia 19 de julho haverá um concerto especial no Pumpwerk em Wilhelmshaven que fará bater mais rápido o coração de muitos amantes da música. A lendária banda de rock político Cacos de pedras de barro se apresentará na abertura de uma exposição. Será um emocionante concerto memorial para seus falecidos membros Rio e P.P.S. Lanrue, que comemorou seu 75º aniversário este ano.

A banda, que surgiu de um projeto teatral em Berlim Ocidental em 1970, tem uma história movimentada. Já em 1970 eles se apresentaram no lendário Fehmarn Festival, o primeiro festival de rock da Alemanha. Os membros fundadores Kaisichtermann (baixista) e Funky K. Götzner (baterista) estão na apresentação, assim como Marius del Mestre e a cantora e compositora Birte Volta. Surpreendentemente, a banda não toca com sua formação original, mas muitos de seus sons icônicos permanecem.

Música e crítica social

A música de Ton Steine ​​​​Scherben sempre foi caracterizada por temas socialmente críticos. A banda não era apenas musicalmente ativa, mas também fazia parte do movimento político forte em Berlim Ocidental na década de 1970. Como Este artigo shows, a música radical e a política influenciaram-se mutuamente e tornaram-se uma expressão de protesto e mudança.

Nikel, membro da banda, disse que hoje em dia quase não se toca música crítica no rádio. Ele sente falta do conteúdo socialmente crítico que outrora constituiu uma parte importante da música de língua alemã. Onde estão as músicas que te fazem pensar? Ton Steine ​​​​Scherben também examina esta questão num contexto histórico mais amplo, que aborda o papel da música nos processos de formação de identidade política.

Relevância da música através das gerações

As melodias e letras de Ton Steine ​​​​Scherben são mais do que apenas memórias nostálgicas; eles são relevantes para hoje. Os mais jovens, que sofrem com os desafios da exploração, das redes sociais e do rápido avanço da tecnologia, estão interessados ​​nos desafios do passado. A música “Break what breaks you” tornou a banda famosa na década de 70 e ainda hoje é vista como um chamado à resistência.

“Tudo está mudando” e “Se não for agora, quando?” são exemplos de seu repertório que rapidamente encontram uma resposta especial entre os ouvintes. A música da banda não oferece apenas uma retrospectiva do passado, mas também um vislumbre de esperança para um futuro melhor. Nikel está convencida de que suas canções podem construir uma ponte para as preocupações dos jovens que estão comprometidos com a mudança.

Sim, a música tem o poder de inspirar. No seu livro “O poder dos sons – a música como meio de criação de identidade política no século XX”, o historiador Christian Jansen aborda a questão de como a música funciona na criação de identidades coletivas. Este trabalho interdisciplinar aborda detalhadamente a influência da música nos movimentos políticos e na formação da identidade, o que também sublinha a importância das canções de Ton Steine ​​​​Scherben. Detalhes podem ser encontrados no artigo Funk alemã.

A próxima apresentação promete não apenas uma experiência musical, mas também um olhar profundo sobre a movimentada história da canção política na Alemanha. Um evento histórico da música a não perder!