Wolfsburg está de luto: a loja especializada Hammer em Heinenkamp fecha para sempre!
Wolfsburg perde a loja especializada Hammer em Heinenkamp. Outros fechamentos anunciados como parte da insolvência da rede varejista.

Wolfsburg está de luto: a loja especializada Hammer em Heinenkamp fecha para sempre!
Wolfsburg registrou outro prejuízo: a loja especializada Hammer no parque industrial de Heinenkamp está fechando permanentemente suas portas. Isto é relatado pelo Notícias de Wolfsburgo. O mercado na rua Brandgehaege foi inicialmente fechado apenas temporariamente após graves danos climáticos em junho. O site da empresa e a listagem do Google levaram clientes fiéis a acreditar que o mercado estava temporariamente fechado devido a danos causados pela água. Mas a esperança de reabertura foi agora frustrada.
No entanto, o motivo oficial do fechamento não tem nada a ver com os danos causados pela tempestade. O mercado Hammer junta-se a uma lista de sucursais que são afetadas pela insolvência da cadeia retalhista. Alto NDR 66 das 180 lojas especializadas Hammer em toda a Europa vão fechar, com as lojas em Osnabrück, Delmenhorst e Wilhelmshaven também a serem afetadas na Baixa Saxónia. Em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, pelo menos três dos 13 ramos são afetados.
Falência e efeitos
A cadeia retalhista “Hammer” entrou com pedido de falência e os funcionários em Neubrandenburg já foram despedidos, enquanto as vendas já começaram nas filiais afetadas. Na Baixa Saxónia, os encerramentos são um sinal da situação difícil que os retalhistas enfrentam, o que também é perceptível noutras regiões da Alemanha. Representantes sindicais do ver.di criticam a comunicação opaca do grupo de empresas Brüder Schlau e chamam a atenção para um crescente acúmulo de investimentos.
Marcus Dejosez, da ver.di-Nord, explica que a insegurança financeira entre os funcionários é uma grande preocupação. Os salários dos empregados só foram cobertos pelo dinheiro da insolvência até ao final de agosto de 2025. Esta questão faz parte de uma tendência mais ampla de falências no retalho que se tornou cada vez mais evidente nos últimos anos. Conforme relatado, vários grandes retalhistas entraram com pedido de falência em 2023 e 2024 – desde casas de moda a grandes cadeias como a Galeria Karstadt Kaufhof e The Body Shop.
Os desafios que o varejo enfrenta
Para muitas destas empresas, o aumento significativo dos custos operacionais, a alteração do comportamento dos consumidores e as consequências da pandemia são as principais razões para a insolvência. Negocie DHBW explica que além dos desafios colocados pela inflação e pelas incertezas comerciais, a tendência para as compras online também se está a tornar um desafio para muitos retalhistas fixos.
O encerramento da loja especializada Hammer em Wolfsburg é mais um golpe para a cidade e para os consumidores que ali vivem, que agora têm de procurar alternativas. A lacuna criada pela perda de tal localização também poderá ter efeitos a longo prazo nos hábitos de compra das pessoas na região.