O Aqua de Wolfsburg brilha como o único restaurante três estrelas na Baixa Saxônia!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 2025, Wolfsburg receberá o único restaurante três estrelas da Baixa Saxônia no Guia Michelin: Aqua in the Ritz-Carlton.

Wolfsburg erhält 2025 im Guide Michelin das einzige drei-Sterne-Restaurant Niedersachsens: Aqua im Ritz-Carlton.
Em 2025, Wolfsburg receberá o único restaurante três estrelas da Baixa Saxônia no Guia Michelin: Aqua in the Ritz-Carlton.

O Aqua de Wolfsburg brilha como o único restaurante três estrelas na Baixa Saxônia!

Hoje é um dia de comemoração para o cenário culinário alemão, pois o novo Guia Michelin Alemanha 2025 foi apresentado em Frankfurt am Main. Particularmente digno de nota é o restaurante “Aqua” no “The Ritz-Carlton” em Wolfsburg, que foi premiado com três estrelas. Isso o torna o único restaurante com estrelas na Baixa Saxônia a receber esta mais alta honraria gastronômica.

Foram premiados um total de 341 restaurantes na Alemanha, incluindo 282 restaurantes com uma estrela e 47 com duas estrelas. O “Aqua” está agora no topo do ranking culinário da Baixa Saxónia, seguido pelos restaurantes de duas estrelas “Jante” e “Votum” em Hanôver. O restaurante “Marie” em Hanover e “Joseph’s Fine Dining” em Bad Sachsa também tiveram o prazer de receber uma estrela.

Estrelas e seu significado

O que significa realmente receber uma estrela Michelin? As estrelas representam qualidade culinária: uma estrela indica que a cozinha é cheia de requinte e vale a pena parar; duas estrelas descrevem uma culinária de primeira classe que vale a pena conferir; enquanto três estrelas representam uma culinária única que vale a pena a viagem. É também dada especial atenção à atribuição da Estrela Verde pela gastronomia sustentável, bem como aos prémios especiais pelo serviço e pela boa relação qualidade/preço. O Guia Michelin foi publicado pela primeira vez na Alemanha em 1910 e se estabeleceu como a “bíblia do gourmet”.

As avaliações são realizadas por testadores anônimos e com experiência internacional que avaliam apenas os alimentos. Vários critérios desempenham um papel: a qualidade dos produtos, o artesanato, o estilo de cozinha pessoal, a relação preço-desempenho e a qualidade consistente durante um longo período de tempo. Reuniões cruciais acontecem em conferências estelares, que acontecem várias vezes por ano. Embora muitas vezes se fale em “chefs estrelas”, as estrelas são atribuídas diretamente aos restaurantes e não aos chefs.

A história do Guia Michelin na Alemanha

O Guia Michelin tem uma história longa e interessante. Após um hiato de 51 anos, a Michelin lançou o primeiro guia da Alemanha em 1964. Naquela época, porém, a lista não incluía nenhuma estrela porque era necessário um processo de observação mais longo para a premiação. Somente em 1966 as primeiras 66 estrelas foram concedidas na Alemanha. Ao longo dos anos, a Alemanha tornou-se um país gourmet líder, e as estrelas atribuíram-se cada vez mais a estabelecimentos requintados nas grandes cidades.

Ao longo das décadas, o guia deixou de ser um consultor de motoristas e passou a ser um respeitado guia de hotéis e restaurantes. Hoje em dia, dá-se grande valor ao anonimato e à independência dos inspetores Michelin, que percorrem cerca de 40.000 quilómetros por ano e realizam cerca de 800 visitas oficiais. O desenvolvimento do guia também se reflete no aumento do número de restaurantes premiados, que tem aumentado regularmente nos últimos anos, indicando a elevada qualidade gastronómica na Alemanha.

Todos os excelentes restaurantes da Baixa Saxônia, como “Aqua” e “LaVie” em Osnabrück, mostram claramente que a culinária do norte da Alemanha está no caminho certo. E se tem apetite pelos melhores pratos, os restaurantes estrela estão nas melhores mãos - vale a pena visitar!