Norderney: O número de turistas está crescendo, mas as lojas estão vazias! E aí?
Norderney, um destino de férias popular, enfrenta dificuldades com vagas e aluguéis altos, apesar do número crescente de dormidas.

Norderney: O número de turistas está crescendo, mas as lojas estão vazias! E aí?
A tranquila ilha de Norderney, conhecida como a maior das ilhas da Frísia Oriental, atrai todos os anos inúmeros turistas que apreciam as amplas praias, as dunas selvagens e a tradicional cultura balnear. Mas no meio do boom do turismo, as preocupações com propriedades comerciais vagas estão a aumentar. Alto Moin.de Os turistas relatam estar desapontados com o fechamento de lojas e restaurantes. Uma família em particular, que visita regularmente a ilha desde 2012, manifestou preocupação no Facebook com esta vaga e perguntou sobre as causas.
Um comentário de um empresário sugere que o forte aumento das rendas em Norderney está a contribuir decisivamente para o encerramento de empresas. Somam-se a isso os aumentos de preços após a pandemia corona, que são problemáticos para muitos varejistas. A situação é ainda mais tema de conversa entre os ilhéus e visitantes.
Preocupação com vagas
Apesar de um aumento no número de dormidas de nove por cento face ao ano anterior, houve uma vacância considerável na ilha. De acordo com informações de NWZon-line Atualmente existem cerca de 30 imóveis comerciais vagos. O prefeito Frank Ulrichs (SPD) está preocupado com o clima de compras e pede que o assunto seja colocado no topo da agenda política. Ele planeja manter conversações com partidos e associações varejistas para encontrar soluções.
De acordo com Ulrichs, um aspecto que contribui para o problema são as consequências da crise Corona e energética e os elevados aluguéis e arrendamentos associados, que são difíceis de suportar para muitos empresários. É ainda mais compreensível que haja uma grande oscilação entre as lojas. O inquilino de uma agência de publicidade, Brian Müller, também atrapalha os preços dos imóveis comerciais, que rondam os 40 euros por metro quadrado. Müller também relata uma mudança na ética empresarial que afeta faturas não pagas.
O futuro da ilha
A situação económica incerta lança uma sombra sobre o futuro da ilha de Norderney. As preocupações de muitos turistas sobre as vagas persistentes estão se tornando cada vez mais altas; eles temem pela atmosfera de férias que foi cuidadosamente cultivada. Destatis salienta que muitas regiões turísticas estão sob enorme pressão durante o período pós-Corona, o que também é evidente em Norderney. As informações falsas que circulam sobre a vaga nos locais outrora populares aumentam a incerteza, mas a realidade é que há mudanças nos inquilinos e não foi identificada nenhuma vaga real na antiga casa de barcos.
Resta saber como a comunidade insular responderá a estes desafios. A antecipação das próximas férias em Norderney poderia ser apoiada por um apelo urgente aos responsáveis políticos para que finalmente encontrem soluções adequadas para manter a atmosfera animada e a boa mão do turismo. A ilha enfrenta um desafio que precisa ser superado.