A aurora boreal ilumina o céu: um espetáculo natural até o sopé dos Alpes!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A aurora boreal ilumina o norte da Alemanha em 20 de janeiro de 2026 devido a uma forte tempestade solar. Dicas para a melhor visibilidade e observação.

Polarlichter erhellen Norddeutschland am 20. Januar 2026 durch starken Sonnensturm. Tipps zur besten Sicht und Beobachtung.
A aurora boreal ilumina o norte da Alemanha em 20 de janeiro de 2026 devido a uma forte tempestade solar. Dicas para a melhor visibilidade e observação.

A aurora boreal ilumina o céu: um espetáculo natural até o sopé dos Alpes!

Atualmente brilha com cores impressionantes sobre as cabeças da Alemanha. Em 20 de janeiro de 2026, inúmeras pessoas no norte da Alemanha e no sopé dos Alpes vivenciaram um espetáculo natural espetacular: as luzes do norte, algumas das quais eram visíveis a olho nu. Essas características impressionantes foram desencadeadas por uma poderosa tempestade solar após uma ejeção de massa coronal em 18 de janeiro de 2026. Alto Mercúrio A força da tempestade solar foi enorme em X1,9 e o plasma resultante atingiu o campo magnético da Terra por volta das 22h.

Se olharmos para trás, rapidamente fica claro que este evento não é um caso isolado. Espetáculo semelhante ocorreu em maio de 2024, mas a atual tempestade solar superou a intensidade da anterior. “Faixas de luz vermelha e verde pontilhavam o céu”, relataram observadores surpresos, enquanto longas exposições capturavam de forma impressionante o esplendor das cores da aurora boreal.

Dicas para a melhor observação

Os especialistas recomendam observar a parte norte do céu quando o céu está limpo. Um local escuro e sem nuvens é ideal para aproveitar as luzes da melhor forma possível. O Serviço Meteorológico Alemão prevê condições semelhantes para a próxima noite, o que aumenta as chances de outro avistamento.

Mas não é apenas o jogo de luz que fascina, o cenário físico também é impressionante. Alto Notícias.de Suspeita-se que outra tempestade solar das categorias G2 a G3 também possa ter impacto nos próximos dias como resultado da ejeção em massa. Os meteorologistas alertam para possíveis perturbações técnicas, especialmente nas comunicações da aviação e nas rádios de ondas curtas, enquanto a probabilidade de um corte de energia é considerada baixa.

Distúrbios geomagnéticos e seus efeitos

O Centro de Previsão do Clima Espacial (SWPC) da NOAA espera até mesmo uma forte tempestade geomagnética de nível G4 em 20 de janeiro de 2026. Essas tempestades podem produzir auroras impressionantes até latitudes médias - e qualquer pessoa que tenha um pouco de sorte também poderá desfrutar dessa estética. A tempestade pode interromper os sinais de satélite e GPS, com chegada estimada entre 10h e 14h. e 18h e 22h CET, conforme informado sonnen-sturm.info relatado.

Numa altura em que a tecnologia desempenha um papel significativo na nossa vida quotidiana, o nosso olhar não se dirige apenas para cima, mas também para o impacto de tais acontecimentos no mundo moderno. Sejam caçadores da aurora boreal ou especialistas em tecnologia, todos estão ansiosos para ver o que os próximos dias trarão.