Música coral em foco: sons turcos encontram mestres franceses!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Experimente uma noite de concerto única com música coral da França e da Turquia em 12 de julho de 2025 na igreja do mosteiro de Bordesholm, apresentada pelo NDR Vokalensemble sob a direção de Peter Dijkstra.

Erleben Sie am 12. Juli 2025 in der Klosterkirche Bordesholm einen einzigartigen Konzertabend mit Chormusik aus Frankreich und der Türkei, präsentiert vom NDR Vokalensemble unter der Leitung von Peter Dijkstra.
Experimente uma noite de concerto única com música coral da França e da Turquia em 12 de julho de 2025 na igreja do mosteiro de Bordesholm, apresentada pelo NDR Vokalensemble sob a direção de Peter Dijkstra.

Música coral em foco: sons turcos encontram mestres franceses!

No dia 30 de outubro de 2025, os amantes da música e interessados ​​em cultura aguardam com expectativa um evento especial como parte do Festival de Música de Schleswig-Holstein. No dia 12 de julho de 2025, a venerável igreja do mosteiro em Bordesholm será palco de um concerto extraordinário, tematicamente centrado nos sons fascinantes da França e da Turquia. O concerto será dirigido pelo NDR Vokalensemble, sob a experiente direção de Peter Dijkstra.

A programação combina música coral francesa com melodias turcas e destaca assim o foco do festival em “Istambul”. Os compositores apresentados esta noite incluem algumas das personalidades musicais mais destacadas do século XX. Entre as obras apresentadas estão peças de Camille Saint-Saëns, Claude Debussy e Francis Poulenc, não faltando os compositores turcos Ulvi Cemal Erkin e Ahmed Adnan Saygun.

Um programa diversificado

O programa de concertos promete uma impressionante mistura de diferentes estilos e culturas. Os ouvintes ouvirão, entre outras coisas, as “Six Chansons” de Paul Hindemith, que se tornou conhecido não só como compositor, mas também como pioneiro da educação musical na Turquia. Hindemith viveu em uma época turbulenta no século 20; A influência das suas experiências com as políticas culturais restritivas do Terceiro Reich teve um impacto duradouro no seu trabalho. Além disso, os compositores turcos Erkin e Saygun estudaram em Paris e podem ter tido contacto com grandes nomes como Francis Poulenc, fortalecendo ainda mais as pontes musicais entre as duas culturas.

Vejamos as obras selecionadas:

compositor fábricas
Camille Saint Saens Calma as Noites, Les Flowers et Les Arbres
Claude Debussy Três canções, Les Angelus
Ahmed Adnan Saygun Ayşem Nerden Geliyon, Altun Yüzük, Asker Oldum Piyade
Paulo Hindemith Seis músicas
Eric Satie/W. cavaleiro Ginnopédias
Francisco Poulenc Clic, clac, sabots dançantes, La belle si nous étions de “Chansons Françaises”
Ulvi Cemal Erkin Dondurmaci, Salına salına, Biz canlari güle vermişiz, Sarı gelin de “Dez Canções Folclóricas Turcas”
Francisco Poulenc Canções de setembro

Esta viagem sonora entre as duas culturas, fortalecida pela biografia e obra de Hindemith, promete não só uma experiência musical, mas também uma ligação mais profunda entre as tradições e o significado histórico contemporâneo da música.

Para qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre Paul Hindemith e sua influência na música turca, dê uma olhada no site de Hindemith, que oferece informações úteis sobre a biografia do compositor.

O concerto em Bordesholm é outro exemplo de como a arte e a cultura podem aproximar pessoas de diferentes países e origens. Portanto, esteja presente quando os sons entre o Ocidente e o Oriente se fundirem e experimente uma noite repleta de destaques musicais.

Mais detalhes sobre o evento também podem ser encontrados na página SWR, onde você pode encontrar todas as informações relevantes sobre o Festival de Música de Schleswig-Holstein 2025.