Sacos de pão contra a violência: Schleswig-Holstein envia um sinal forte

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 24 de novembro de 2025, Schleswig-Holstein distribuirá sacolas de sanduíches com o slogan “A violência não entra na sacola” para mulheres no Dia Internacional contra a Violência. A campanha pretende chamar a atenção para a violência doméstica e ofertas de ajuda.

Am 24.11.2025 verteilt Schleswig-Holstein Brötchentüten mit dem Slogan "Gewalt kommt nicht in die Tüte" zum Internationalen Tag gegen Gewalt an Frauen. Die Aktion soll auf häusliche Gewalt und Hilfsangebote aufmerksam machen.
Em 24 de novembro de 2025, Schleswig-Holstein distribuirá sacolas de sanduíches com o slogan “A violência não entra na sacola” para mulheres no Dia Internacional contra a Violência. A campanha pretende chamar a atenção para a violência doméstica e ofertas de ajuda.

Sacos de pão contra a violência: Schleswig-Holstein envia um sinal forte

O dia 24 de novembro de 2025 marca o aniversário do Dia Internacional contra a Violência contra as Mulheres e, em Schleswig-Holstein, mais de 350.000 sacos de sanduíches com a inscrição “A violência não está no saco” simbolizam uma iniciativa importante. Esta campanha pretende sensibilizar para a explosiva questão da violência doméstica e salientar as inúmeras ofertas de ajuda. Segundo a NDR, inúmeras padarias da região estão empenhadas em utilizar esta medida criativa para se posicionarem contra a violência contra as mulheres. A campanha visa sensibilizar o público para as estatísticas assustadoras.

Estatisticamente falando, a cada dois minutos na Alemanha uma pessoa é abusada por um parceiro, ex-parceiro ou familiar. Apenas cerca de 20 por cento das mulheres afectadas utilizam os serviços de aconselhamento e apoio disponíveis. Este número ilustra a necessidade de chamar a atenção para as ofertas de ajuda existentes, como a linha de apoio nacional, que pode ser contactada através do número 116 016. Também está disponível informação sobre outras estruturas de apoio - por exemplo, através do website hilfetelefon.de.

Violência doméstica em números

As estatísticas sobre violência doméstica são alarmantes. Em 2024, 171.069 pessoas foram vítimas de violência praticada pelo parceiro íntimo, sendo cerca de 80 por cento das pessoas afectadas mulheres. Os homens são os principais perpetradores em 77,7 por cento dos casos. Os números também impressionam na área da violência intrafamiliar – 94.873 pessoas foram afetadas, sendo 54,2 por cento das vítimas do sexo feminino. O que é particularmente preocupante é o aumento da violência digital, que aumentou 10,9% na violência entre parceiros íntimos e até 20,4% na violência intrafamiliar. Isto destaca a necessidade de educar e fornecer informações sobre as diversas formas de violência. Maiores detalhes foram fornecidos pelo Delegacia de Polícia Criminal Federal relatórios publicados.

Use ofertas de ajuda

Apesar da grave situação, as estatísticas mostram que a taxa de denúncia de violência entre parceiros íntimos é inferior a 5%. Muitos pacientes preferem guardar suas experiências para si, o que é alarmante. Por esta razão, é crucial que as ofertas de ajuda sejam conhecidas e que as mulheres afectadas sejam encorajadas a procurar apoio. Além da linha de apoio, outras organizações como a Weiße Ring e.V. (116 006) ou o serviço de aconselhamento telefônico (0800 111 0111 ou 0800 111 0222) estão disponíveis para oferecer ajuda e aconselhamento.

As iniciativas, como a campanha do saco de pão, constituem um passo significativo na direção certa e ajudam a sensibilizar a sociedade para este problema. Quem se interessa por esses temas ou precisa de suporte pode encontrá-lo em plataformas como hilfetelefon.de Informações valiosas e pontos de contato que podem ajudar em caso de emergência.