Explosão em Kiel: Ferido por lâmpada de querosene no apartamento!
Em 19 de janeiro de 2026, ocorreu uma explosão causada por uma lamparina a petróleo em um apartamento em Kiel-Gaarden, ferindo duas pessoas.

Explosão em Kiel: Ferido por lâmpada de querosene no apartamento!
Um incidente ocorreu hoje no centro da cidade de Kiel que causou excitação entre os moradores do distrito de Gaarden. Por volta das 7h, o corpo de bombeiros foi chamado a um apartamento onde ocorreu uma explosão. A causa acabou sendo uma lâmpada de querosene, que causou danos materiais significativos. Uma pessoa sofreu ferimentos leves no incidente, mas felizmente não foram mais graves.
A explosão deixou sua marca – não apenas no apartamento afetado, onde janelas foram quebradas e paredes danificadas, mas também no exterior. Um carro que estava estacionado em frente ao prédio também foi afetado pela onda de pressão. O corpo de bombeiros esteve no local imediatamente e conseguiu evitar que algo pior acontecesse.
Habitabilidade do edifício em análise
Os engenheiros estruturais estão atualmente verificando a habitabilidade do edifício na Blitzstrasse. Existe a preocupação de que a estrutura esteja em risco devido à explosão. Estamos aqui à espera para ver se todos os apartamentos poderão continuar a ser habitados em segurança.
Mas como exatamente funciona essa explosão? Baua.de explica o básico: Uma explosão pode ocorrer como uma deflagração, na qual uma reação química com formação de chama e ocorre a velocidade subsônica. É importante que haja oxigênio suficiente. Por outro lado, há também a detonação, em que a reação química ocorre em velocidades supersônicas e forma uma onda de choque.
Consequências da explosão
Neste caso, a onda de pressão criada pela explosão no edifício não só estourou as janelas, mas também causou o colapso das paredes e danificou os objetos circundantes. Tais rajadas de ar são muitas vezes responsáveis por janelas quebradas e danos às paredes. Além disso, existem efeitos térmicos provenientes das chamas que podem surgir e representar riscos para a saúde.
No entanto, em comparação com o impacto das rajadas de ar, os efeitos das detonações são geralmente menores. Neste incidente, a extensão dos danos também é influenciada pela estrutura do edifício e pela capacidade de suporte das paredes. A análise precisa mostrará se e de que forma o edifício pode continuar a ser utilizado.
Para os afetados, surge agora a questão de saber o que acontecerá a seguir. O primeiro passo é garantir a segurança dos moradores e a integridade do prédio enquanto o Corpo de Bombeiros conclui a operação e começa a acalmar a situação.