Ópera de Kiel: O Anel do Nibelungo de Loriot - clássico humorístico reinventado!
Em 31 de janeiro de 2026, a Ópera de Kiel apresentará “Loriot’s Ring in One Evening” com Michael Kessler como narrador.

Ópera de Kiel: O Anel do Nibelungo de Loriot - clássico humorístico reinventado!
Numa reviravolta surpreendente, a Ópera de Kiel decidiu substituir a produção originalmente planeada de “Tannhäuser” de Wagner em janeiro de 2026 por uma apresentação muito especial. Em 31 de janeiro de 2026, o resumo humorístico de **Loriot** de “O Anel do Nibelungo” estreará, apresentado sob o título “O Anel em Uma Noite”. Esta versão curta da venerável tetralogia condensa as impressionantes 14 horas do original em um formato divertido de apenas três horas, no espírito do "Listener's Digest" de Loriot [KN Online].
O triste pano de fundo desta decisão é a morte repentina do diretor musical geral Gabriel Feltz. A produção sob a direção do diretor geral Daniel Karasek também foi adiada, o que levou a Ópera de Kiel a alterar a programação. Michael Kessler assume o papel de narrador comentador e oferece uma abordagem única aos temas mitológicos de Wagner.
Uma nova perspectiva sobre Wagner
A versão de Loriot é descrita não apenas como um exame engraçado, mas também profundo do trabalho de Wagner e oferece tanto aos especialistas em Wagner quanto aos recém-chegados uma abordagem humorística de "O Anel do Nibelungo". Enquanto Kessler comenta as obras, os principais papéis de Wagner são cantados por membros do conjunto de Kiel, com exceção do papel de Wotan, que é confiado ao experiente barítono Michael Kupfer-Radecky. Isso já brilhou no Festival de Bayreuth e em outros palcos internacionais Theater Kiel.
O maestro Frank Beermann, especialista nas obras de Wagner e ganhador do Prêmio Echo Klassik, assumirá a direção musical e promete levar o público ao fascinante mundo da música de Wagner.
Uma festa para os sentidos
A reformulação artística da performance mostra que mesmo as obras tradicionais podem ser interpretadas de forma moderna. A decisão da Ópera de Kiel de integrar o toque satírico de Loriot na renomada música de Wagner é um movimento que poderia fazer com que tanto o público quanto a indústria prestassem atenção. Numa altura em que há procura de abordagens criativas, a Ópera de Kiel mostra como garantir a inovação com uma “boa mão”, mantendo ao mesmo tempo o respeito pelas obras-primas.
A Ópera de Kiel espera que a estreia de “The Ring in One Evening” atraia um público amplo e capture as últimas tendências em apresentações de ópera. Informações e detalhes sobre outros eventos Wagner em todo o mundo estão disponíveis em Wagneropera.net, onde também são apresentados futuros eventos e produções relacionadas ao repertório Wagner.