Estudar no exterior: é quanto financiamento existe em 2024/25!
Erasmus+ oferece apoio financeiro a estudantes na Europa. Saiba mais sobre oportunidades e requisitos de financiamento.

Estudar no exterior: é quanto financiamento existe em 2024/25!
Estudar no estrangeiro é um sonho para muitos estudantes e, com o programa Erasmus+, esse sonho é agora mais tangível. O programa de intercâmbio oferece um apoio financeiro interessante aos estudantes das universidades europeias e garante que a sua estadia no estrangeiro não seja apenas inesquecível, mas também acessível. Haw Kiel relata que o montante do financiamento depende do país alvo. A oferta é particularmente atrativa para países do primeiro grupo de financiamento, como Bélgica, Dinamarca e França, onde os estudantes podem receber 600 euros por mês. Para estudantes que viajam para a Estónia, Grécia ou Espanha há 540 euros por mês.
O apoio financeiro não se limita ao valor da bolsa. O valor total do financiamento é baseado na duração da estadia, sendo também considerados os dias de chegada e saída. Para um estágio no estrangeiro existe ainda um subsídio adicional de 150 euros por mês.
Como funciona o financiamento?
A bolsa Erasmus+ é paga em duas partes: 80% após assinatura do contrato e os restantes 20% após regresso do estrangeiro. Além disso, as despesas de viagem podem ser reclamadas com base na distância até à universidade anfitriã, e também são suportados meios de transporte ecológicos, como autocarros, comboios ou bicicletas. Também pode ser candidatada uma bolsa especial para estudantes com necessidades especiais, a chamada “Menos Oportunidades-Top Up”, que ascende a 250 euros por mês.
Um exemplo ilustrativo para ilustrar isto: uma estadia de 131 dias na Finlândia poderia ser financiada com um total de 2.969 euros, sendo que o valor depende do subsídio de viagem e dos dias adicionais de viagem. No caso do “Menos Oportunidades-Top Up”, o valor total subiria mesmo para 4.077 euros.
Quem pode se inscrever?
O programa é direcionado a um público amplo: alunos de cursos de curta duração, alunos de bacharelado e mestrado, além de alunos de doutorado podem enviar suas inscrições. É importante que se inscreva numa instituição universitária que participe no programa Erasmus+. Estudar no exterior deve ser relevante para o objetivo do estudo e para o desenvolvimento pessoal e deve fazer parte do programa de estudos. Alto Erasmus+ Existem opções de mobilidade de longa duração para estadias de estudo de 2 a 12 meses, bem como mobilidade de curta duração de 5 a 30 dias.
Outro aspecto interessante é o apoio a estudantes que realizam estágios no exterior ou vêm de regiões periféricas. Aqui recebem apoio financeiro adicional para promover a mobilidade. Além disso, o apoio linguístico online do Erasmus+ garante que os desafios linguísticos de uma estadia no estrangeiro possam ser dominados mais facilmente.
Requisitos e planejamento
Os estudantes devem fazer um acordo de aprendizagem antecipadamente entre as universidades de envio e de acolhimento, a fim de garantir que o seu desempenho académico seja reconhecido. Não só são determinados os direitos e obrigações, mas também é regulamentada a prova de cumprimento após a estadia. A União dos Estudantes Alemães também ressalta que você deve fornecer dinheiro antes da sua estadia para cobrir custos adicionais no exterior. Também vale a pena conhecer as opções do BAföG, já que o BAföG no exterior às vezes pode ser mais alto do que no país.
Se tiver alguma dúvida sobre o Erasmus+ ou o financiamento, deverá contactar atempadamente o Gabinete Internacional da sua universidade. Porque um bom plano é a chave para uma estadia bem sucedida no estrangeiro!