Lübeck lança Housing First”: Nova esperança para os sem-abrigo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 2025, Lübeck iniciará o projeto “Housing First” para combater os sem-abrigo, apoiado pela Diakonie e pelos proprietários locais.

Lübeck startet 2025 das "Housing First"-Projekt zur Bekämpfung von Obdachlosigkeit, unterstützt von Diakonie und lokalen Vermietern.
Em 2025, Lübeck iniciará o projeto “Housing First” para combater os sem-abrigo, apoiado pela Diakonie e pelos proprietários locais.

Lübeck lança Housing First”: Nova esperança para os sem-abrigo!

Uma lufada de ar fresco sopra em Lübeck: este ano, a cidade hanseática lança o modelo inovador “Housing First” para combater eficazmente os sem-abrigo. Este relatório On-line. A Diakonie Nord Nord Ost (DNNO) é responsável pela implementação do projeto e é responsável por equipar os apartamentos e selecionar as pessoas adequadas que irão se mudar para esses apartamentos.

A cidade de Lübeck apoia o financiamento da iniciativa com 100.000 euros durante três anos. “Housing First” adota uma abordagem não convencional, não só oferecendo alojamento aos sem-abrigo, mas também tornando possível fazê-lo sem os requisitos anteriormente habituais, como a abstinência ou a terapia. Em vez disso, o projecto baseia-se na natureza voluntária da utilização dos serviços de apoio relevantes.

O conceito em detalhes

Quem quiser alugar um apartamento só precisa comprovar que está no sistema de assistência aos moradores de rua há pelo menos seis meses e tem condições de se comunicar. O acesso ao mercado imobiliário é muitas vezes muito difícil, razão pela qual o DNNO está agora a trabalhar activamente com várias associações habitacionais e proprietários privados para encontrar alojamento adequado.

A Diakonie está atualmente à procura de dez apartamentos em Lübeck. Já foi concluída uma parceria com a Vonovia, que está a ceder à DNNO 120 apartamentos. A Lübeck Building Association também apoia o projeto, concedendo à cidade direitos de nomeação para 900 apartamentos. “As experiências de acolhimento de sem-abrigo têm sido maioritariamente positivas”, acrescenta o DNNO e mostra-se optimista.

Amplo apoio entre os cidadãos

A maioria dos cidadãos de Lübeck apoia o projeto e há feedback positivo por parte dos políticos. No entanto, “Housing First” não é a única medida na luta contra os sem-abrigo. Os abrigos de emergência e os locais de dormir de emergência continuam a ser necessários em situações agudas, bem como em diakonie-nordnordost.de é enfatizado.

Os desafios para os sem-abrigo em Lübeck são grandes. A situação de sem-abrigo resulta muitas vezes de situações de crise pessoal e de dificuldades sociais que tornam difícil encontrar a sua própria casa. Os serviços de aconselhamento da Diakonie não incluem apenas a disponibilização de espaço habitacional, mas também visitas regulares do pessoal educativo para apoiar uma vida independente.

Parte de um plano maior

O conceito “Housing First” é uma abordagem comum para combater os sem-abrigo na Alemanha. O governo federal planeja reduzir o número de moradores de rua na Alemanha até 2030 www.deutschlandfunkkultur.de relatado. Em cidades como Berlim e Bremen, o conceito já faz parte das ofertas de apoio social. Para Lübeck, “Housing First” poderia ser o primeiro passo para uma nova era de fornecimento de habitação.

Ainda não se sabe se o modelo dará frutos como aconteceu em outras cidades, mas os sinais são bons. Com um forte apoio social e um conceito claro, Lübeck está a dar o passo necessário para reconduzir os sem-abrigo a uma vida autodeterminada.