Aumentos de preços do maçapão: Natal amargo para quem gosta de doces!
Os preços do maçapão de Lübeck estão subindo: Niederegger aumenta 10% devido ao aumento dos custos e da demanda das matérias-primas. Natal de 2025.

Aumentos de preços do maçapão: Natal amargo para quem gosta de doces!
Bem a tempo para o Natal de 2025, os preços dos doces festivos estão atingindo novos patamares. O foco está particularmente nos populares produtos de maçapão, que estão entre as iguarias indispensáveis das férias, não só no norte da Alemanha, mas em toda a Alemanha. As marcas tradicionais Niederegger e Erasmi & Carstens anunciaram agora aumentos de preços significativos, inevitáveis devido ao aumento dos preços das matérias-primas, especialmente da amêndoa e do cacau. A Niederegger, um conhecido fabricante de maçapão de Lübeck, aumentou os preços em 10%, enquanto o fornecedor Erasmi & Carstens chegou a encarecer os seus produtos 11%. O preço de um pacote de maçapão aumentou de 1,79 euros para 1,99 euros, conforme relata fr.de.
Mas o que realmente aumenta os preços? As empresas não têm mais uma certa margem de manobra na produção. Os preços das amêndoas estão a subir devido a uma disputa tarifária com os EUA e a uma verdadeira onda de procura de todo o mundo. A isto acrescem as más colheitas nas zonas de cultivo do cacau, desencadeadas pelas secas na África Ocidental. Estes factores significam que os amantes do maçapão não devem apenas estar preparados para os custos dos pães, corações ou Papais Noéis de maçapão, mas também estar cientes de que os preços de numerosos produtos de confeitaria aumentaram até 46% nos últimos anos [t-online.de](https://www.t-online.de/finanzen/aktuelles/wirtschaft/id_100932440/marzipanprodukte- Werden-kurz-vor-weihnachten-teurer.html).
Produção e seleção
A Niederegger tem muita sorte de se posicionar como um fabricante premium e, portanto, evita fazer negócios com lojas de descontos. Embora esta estratégia tenha as suas vantagens, também faz com que os preços subam. A empresa produz cerca de 30 toneladas de maçapão todos os dias com uma força de trabalho de 500 funcionários, além de 150 trabalhadores sazonais na época do Natal. A gama de produtos vai do clássico pão de maçapão ao dominó e aos elaborados calendários do Advento, cujos preços podem ir até aos 150 euros [infranken.de].
O maçapão e as especialidades associadas são imperdíveis na época do Natal. Podem ser encontrados em diversas receitas tradicionais, seja em stollen, biscoitos ou até maçãs assadas. Os preços aumentados não são aceites cegamente; Muitos consumidores estão pensando em fazer seu próprio maçapão. Os ingredientes básicos necessários, como amêndoas escaldadas, açúcar de confeiteiro, água de rosas e, opcionalmente, sabor de amêndoa amarga, são fáceis de obter para muitas pessoas. Se quiser ser criativo na época do Natal, você pode criar sua própria experiência de maçapão mais descontraída.
Conclusão e perspectivas
Os sinais na indústria de confeitaria apontam para uma tempestade, com os preços do maçapão, em particular, a fazerem com que os caçadores de pechinchas diminuam o seu ânimo de compra. No entanto, ainda existe a oportunidade de abastecer fora da época alta e beneficiar de descontos até 50% após o Ano Novo. Mas para quem não quer perder a pastelaria do estado, uma ida à loja mais próxima será inevitável. A tradição de dar doces no Natal continua viva - mesmo que aqueles que gostam de doces em particular tenham que cavar um pouco mais fundo no bolso este ano.