Dia da Reforma e Halloween: Um festival de luzes e valores!
A pastora Margrit Wegner reflete em Lübeck no Dia da Reforma e no Halloween em 31 de outubro, pensamentos valiosos sobre coragem e fé.

Dia da Reforma e Halloween: Um festival de luzes e valores!
Hoje, 31 de outubro de 2025, há duas ocasiões importantes no calendário: o Dia da Reforma e o Halloween. Margrit Wegner, pároca da Catedral de Lübeck, chama a atenção para a ligação especial entre estas duas celebrações num relatório atual. Em seu artigo ela pergunta se é possível celebrar as duas coisas ao mesmo tempo – os momentos assustadores do Halloween e a valiosa mensagem do Dia da Reforma.
O Dia da Reforma comemora uma virada histórica no cristianismo: em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero pregou suas 95 teses na porta da igreja do castelo em Wittenberg. Este acto corajoso foi uma reacção às práticas comuns da Igreja Católica Romana da época, particularmente a corrupção e a venda de indulgências, que Lutero criticou duramente. Ele enfatizou a doutrina da justificação somente pela graça e assim lançou as bases para a Reforma Protestante.
Uma oportunidade para reflexão
Wegner enfatiza que o Dia da Reforma não apenas celebra um acontecimento histórico, mas também oferece uma oportunidade para refletir sobre a esperança, a confiança e os valores da fé. “Martinho Lutero falou sobre a liberdade de um cristão e a superação dos medos há mais de 500 anos”, disse o pastor. Ela enfatiza que a confiança em Deus, a graça e o amor são mais essenciais do que qualquer medo que nos assola.
Para muitas pessoas, o Halloween é uma ocasião para se divertir e se fantasiar. Mas Wegner sugere que este dia também pode ser usado no seu sentido mais profundo para fazer perguntas e permanecer juntos na luz da fé. À noite, as crianças desfilarão pela catedral com lanternas e fantasias imaginativas, trazendo uma luz muito especial à escuridão.
As raízes do Halloween
Curiosamente, o Halloween – ou Véspera de Todos os Santos, como foi originalmente chamado – vem de tradições celtas pagãs associadas ao Senhor da Morte, Samhain. Os cristãos tentaram substituir esses costumes pela festa de Todos os Santos, no dia 1º de novembro, que celebra a vida dos santos cristãos. O Dia da Reforma cai no meio dessas celebrações tradicionais, já que o “Allhallowtide” abrange os dias de 31 de outubro a 2 de novembro.
Justamente pela proximidade, Lutero escolheu deliberadamente o dia 31 de outubro para garantir que muitas pessoas vissem sua mensagem – uma estratégia que artistas e criadores definitivamente voltam a usar no Halloween de hoje.
As mudanças ecuménicas e o reconhecimento do Dia da Reforma por várias comunidades religiosas mostram que o desejo de uma base comum na fé ainda existe hoje, mesmo que a expressão desta fé seja diferente. O Dia da Reforma só é reconhecido como feriado em alguns estados federais alemães, enquanto a Igreja Católica Romana só recentemente começou gradualmente a fazê-lo com eventos ecuménicos.
No geral, hoje é um convite não apenas para celebrar os fantasmas e fantasmas do passado, mas também para reconhecer os momentos luminosos de fé que nos unem numa comunidade melhor. Um verdadeiro motivo para comemorar, seja pelo horror ou pela liberdade que a fé nos dá - ou talvez até uma combinação de ambos!