Os robôs estão conquistando os campos: a revolução na agricultura começa agora!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Cientistas da Universidade de Lübeck estão pesquisando robôs autônomos para a agricultura, para combater eficientemente as docas.

Wissenschaftler der Universität Lübeck erforschen autonome Roboter für die Landwirtschaft, um Ampfer effizient zu bekämpfen.
Cientistas da Universidade de Lübeck estão pesquisando robôs autônomos para a agricultura, para combater eficientemente as docas.

Os robôs estão conquistando os campos: a revolução na agricultura começa agora!

A agricultura em Schleswig-Holstein atravessa atualmente tempos turbulentos e emocionantes, em que a utilização de robôs autónomos se torna cada vez mais o foco. Cientistas da Universidade de Lübeck estão em processo de desenvolvimento de tecnologias inovadoras para tornar o cultivo mais sustentável e eficiente. Um robô autônomo usado em Gut Rothenhausen, perto de Lübeck, é especializado em reconhecer fábricas portuárias e transferir com precisão suas localizações para um banco de dados. Esta tecnologia pode ser de grande valor para o agricultor Philipp Hennig, que atualmente luta contra ervas daninhas teimosas porque elas quase não liberam nutrientes e se espalham rapidamente. O velho hábito de remover laboriosamente as docas manualmente poderá em breve ser uma coisa do passado, graças às novas soluções robóticas.

Um dos aspectos mais marcantes é que o robô foi treinado a partir de fotos das plantas do cais em diferentes fases de crescimento. Estas medidas preventivas são necessárias para não pôr em perigo o rendimento das culturas. Passos ousados ​​para o futuro: Os desenvolvedores estão trabalhando em um saca-rolhas que usará mapas digitais para arrancar especificamente do solo as raízes desta planta daninha. O esforço técnico total para a tecnologia informática do robô está estimado em 500 euros. Os cientistas estão otimistas e esperam que os robôs possam estar prontos para o mercado em cerca de dois anos, se encontrarem um fabricante adequado.

Novas tecnologias na agricultura

Mas as coisas não estão acontecendo apenas na área de controle de ervas daninhas. A Câmara de Agricultura de Schleswig-Holstein também está testando drones em nove fazendas no estado. Esses ajudantes modernos poderiam revolucionar o gerenciamento de campo. Um veículo autónomo que foi utilizado em operações de teste no distrito de Plön já convenceu numerosos agricultores da sua eficiência. Portanto, o futuro do trabalho agrícola parece brilhante.

Outra tendência interessante é a “agricultura vertical”. Abordagens inovadoras, como as fazendas de morangos da start-up vGreens de Witten, já se destacaram no setor. Aqui, os morangos crescem sob condições controladas em instalações industriais sem luz solar e contam com um sistema apoiado por IA para regular a temperatura, a umidade e o teor de CO2. Esta tecnologia poderia não só promover a produção regional, mas também reduzir significativamente os custos de transporte. No entanto, os investigadores alertam para o potencial impacto na biodiversidade do aumento da utilização destes robôs nos campos, o que pode ser preocupante para a sustentabilidade da nossa agricultura.

Inovações na Agritechnica

Outro destaque está chegando: a ASA Automation apresentará suas soluções pela primeira vez na Agritechnica, a mais importante feira de tecnologia agrícola, em Hanover, de 12 a 18 de novembro de 2023. O diretor-geral Mario Krämer enfatiza que o uso de novas tecnologias na agricultura é essencial para atender à crescente demanda por alimentos. Dois estandes de exposição apresentarão soluções de automação interessantes. Isso inclui uma célula selecionadora robótica que foi otimizada para manusear sacos de batata.

Além disso, é apresentado um conceito de agricultura vertical, baseado em uma equipe de engenharia do Instituto Fraunhofer e com foco na sustentabilidade e na eficiência. A combinação do sistema de irrigação aeropônico e o uso direcionado de mão de obra robótica parece ter o potencial de remodelar a dieta da população mundial no futuro. É evidente que há muito a fazer – e as novas tecnologias estão a trazer uma lufada de ar fresco ao debate agrícola.

Os desenvolvimentos em Schleswig-Holstein, tanto nos campos como nas feiras comerciais, mostram claramente que a agricultura enfrenta inovações estimulantes. Como tudo isso se desenvolverá nos próximos anos? Vamos continuar animados!

NDR, WDR, Prática de automação