Água, diversão e comércio justo: Lübeck celebra uma viagem especial de jangada!
Martina Böttcher anuncia o sucesso de uma viagem de jangada de comércio justo em Lübeck. Café da manhã especial na água e competição.

Água, diversão e comércio justo: Lübeck celebra uma viagem especial de jangada!
O grupo de Lübeck em torno de Martina Böttcher pode comemorar! Em 13 de setembro de 2025, ela anunciou o grande sucesso da viagem de jangada de comércio justo em Lübeck. Neste dia especial, torcedores e apoiadores tiveram a oportunidade de participar de um café da manhã único na água. A ideia de organizar esta campanha numa jangada em frente ao pitoresco centro histórico de Lübeck surgiu no âmbito de um concurso anual da rede World Shops na Alemanha, onde o objetivo é encontrar o local mais emocionante para um pequeno-almoço justo. Böttcher e sua equipe têm certeza de que com esta localização conseguiram um verdadeiro golpe que não será facilmente superado.
Um destaque muito especial foi o passeio com Dilara Burkhardt, que trabalha para o Parlamento Europeu e veio de Kiel. Ela deve ter ficado emocionada com as ondas aconchegantes e o ambiente cativante na água - afinal, ela também é mãe pela primeira vez.
Colegas comprometidos e novos objetivos
Muitos agradecimentos também foram expressos durante o café da manhã. Böttcher prestou atenção especial a Ilona Jarabek do Music and Congress Hall (MuK) e Barbara Schwartz de Lübeck e Travemünde Marketing (LTM). Ambos estão excepcionalmente comprometidos com o comércio justo e ações sustentáveis.
Outro tema emocionante foi a chamada aposta do chocolate com o prefeito Jan Lindenau. O objetivo é distribuir cerca de 100 quilos de produtos de chocolate justos em Lübeck até 26 de setembro. No início da campanha, o prefeito pesava 97 quilos. A empolgação aumenta quanto à quantidade de chocolate que realmente encontrará um novo dono no final. Já houve feedback positivo das lojas participantes, mas os resultados provisórios exatos ainda não estão disponíveis.
Comércio justo em foco
O comércio justo tornou-se firmemente estabelecido em Lübeck e noutros locais. De acordo com o Weltladen baseia-se numa parceria igualitária entre o norte e o sul globais. A Convenção Mundial de Lojas, aprovada em 1997, representa a base para o comércio justo na Alemanha e envolve todos os principais intervenientes. Estes princípios foram desenvolvidos ao longo de anos de diálogo e são consistentes com os dez princípios da Organização Mundial do Comércio Justo (WFTO). Estas incluem, entre outras coisas, a garantia de um rendimento justo para os produtores e o compromisso com a sustentabilidade ecológica.
Com iniciativas tão comprometidas como o Pequeno-almoço na Jangada da Feira de Lübeck e a Aposta de Chocolate, o Comércio Justo está a tornar-se mais do que apenas uma tendência. Mostra de forma impressionante que a coesão na comunidade é forte e que todos podem dar o seu contributo. Juntos pelo comércio justo – é assim que será o futuro!