Economia em Schleswig-Holstein: A estagnação ameaça a indústria!

Economia em Schleswig-Holstein: A estagnação ameaça a indústria!

Lübeck, Deutschland - O metal da Alemanha do Norte e a indústria elétrica é mostrada em uma situação tensa. De acordo com uma pesquisa atual, realizada por Nordmetall em cooperação com as associações de empregadores e o AGV North, a situação econômica de muitas empresas é deixada para trás das expectativas. Robert Focke, vice-presidente da Nordmetall, enfatiza que a indústria em Schleswig-Holstein está estagnada. Apesar de uma ligeira melhora nas classificações da situação dos negócios, o humor básico permanece bastante sombrio. De acordo com os resultados, 38% das empresas classificam sua situação como "insatisfatória" ou até "ruim". Apenas 28% estão satisfeitos com a situação dos negócios atuais, enquanto 34% os classificam como "satisfatórios". Isso significa que a proporção de empresas satisfeitas só melhorou em 7% em comparação com o outono.

altos custos e obstáculos burocráticos sobrecarregar as empresas

Inúmeras empresas enfrentam problemas que obscurecem suas perspectivas futuras. Altos custos de mão -de -obra e burocracia são nomeados como encargos de 84% das empresas pesquisadas. As crises internacionais e a política aduaneira dos EUA também facilitam as empresas. A pesquisa mostra que 36% das empresas relatam um estoque de baixa ordem, enquanto a utilização geral é de 81%. O medo da alta também não deve ser negligenciado: 11% das empresas planejam a redução do pessoal. Na outra direção, 29% devem recrutar novos funcionários, o que significa um total de 150 vagas. Um ponto positivo pode ser o fato de as empresas da Alemanha do Norte se sairem melhor na busca de funcionários qualificados do que na média; 51% têm dificuldades, mas a média nacional é de 58%.

Esperança de melhoria?

As perspectivas para a próxima metade do ano também dão pouco otimismo. Apenas 24% das empresas esperam melhorias, enquanto 55% esperam estagnação persistente. 20% temem que a situação continue se deteriorando. Uma pesquisa com 206 empresas membros com cerca de 101.000 funcionários da Bremen, Emden, Oldenburg e Wilhelmshaven mostra que 57% das empresas assumem estagnação nos próximos meses. As empresas em Bremen são particularmente pessimistas, onde 44% esperam uma deterioração adicional em sua situação, enquanto as empresas de Hamburgo têm as avaliações mais otimistas, com apenas 26%.

O que a indústria também deprime é a realocação da produção no exterior que toda quinta empresa está planejando. A indústria de metal em particular está sob pressão. Somente no setor aeroespacial mostra 91% das empresas uma situação de ordem positiva. Em outros setores, como a construção de veículos rodoviários, 50% relatam pedidos inadequados.

O papel da política

Em vista da situação opressiva, o ministro Econômico da CDU de Kiel, Claus Ruhe, Madsen, expressa que a situação econômica é extremamente desafiadora, especialmente para empresas orientadas para a exportação na indústria metálica. Outro problema continua sendo a atratividade da localização dos negócios da Alemanha: 49% das empresas acreditam que perde atração - um declínio em dois terços das partes, que viram isso há um ano. Little Hope fornece o uso direcionado dos ativos especiais de 500 bilhões de infraestrutura de euros pelo governo federal, uma vez que 48% das empresas não consideram isso uma vantagem.

As expectativas de aumentar os gastos com defesa também são misturados. 59% das empresas não vêem benefícios e o humor geral no setor permanece tenso.

No geral, permanece para a indústria metálica e elétrica no norte da Alemanha em caso de uma constante pesagem entre esperança e desafio- especialmente em vista do apoio potencial dos programas federais e da necessidade de reformas fundamentais das condições estruturais atuais. Atualmente, o setor está em constante posição de espera, enquanto as empresas estão ouvindo ansiosamente os sinais do governo federal.
ln-online relatórios sobre os relatórios de recepção e recepção. "https://www.stern.de/sgessellschaft/regional/hamburg-schleswig-holstein/kukonjustur-stro-industrie-im-norden-staUf-tere-stelle-stelle- 3587262.html.de" Stern.de explica Mais informações também podem ser obtidas em DetailsOrtLübeck, DeutschlandQuellen