A maior fábrica de compostagem orgânica do norte da Alemanha: Bützberg está revolucionando os resíduos orgânicos!
A maior fábrica de compostagem orgânica do norte da Alemanha está sendo construída em Norderstedt, que processa resíduos orgânicos de forma eficiente e reduz as emissões de CO₂.

A maior fábrica de compostagem orgânica do norte da Alemanha: Bützberg está revolucionando os resíduos orgânicos!
Em Tangstedt, não muito longe da fronteira com Hamburgo, algo está acontecendo na área da gestão sustentável de resíduos. A planta de biogás e compostagem de Bützberg (BKB) não é apenas uma nova planta que está sendo construída aqui, mas também um novo projeto de vitrine para toda a região. O plano é expandir a fábrica para se tornar a maior fábrica de compostagem orgânica do norte da Alemanha. A fábrica está atualmente processando impressionantes 50.000 toneladas de resíduos orgânicos de cozinha e materiais verdes, sendo 5.000 toneladas provenientes de residências particulares em Norderstedt. sei on-line relatado.
Com um investimento de 32 milhões de euros, financiado pelo departamento de limpeza urbana de Hamburgo, a capacidade da fábrica será aumentada para 90 mil toneladas. Isto envolve 70.000 toneladas de resíduos orgânicos e 20.000 toneladas de resíduos de jardim. O que há de especial: A produção deverá aumentar das atuais 16.000 para 35.000 toneladas de biocomposto e de 14 milhões de kWh para até 28 milhões de kWh de biogás.
Sustentabilidade em foco
A importância da planta vai muito além do processamento de resíduos. Contribui ativamente para a redução das emissões de gases com efeito de estufa. O meio ambiente é aliviado de forma sustentável por meio de diversos processos, como a limpeza de resíduos orgânicos de contaminantes como plásticos e metais, além do uso de microrganismos que decompõem os resíduos em altas temperaturas. Particularmente inovadora é a utilização de um novo processo que pretende aumentar a proporção de biometano dos actuais 55% para 75%. A Agência Federal do Meio Ambiente destaca a importância do tratamento neutro em termos de emissões dos resíduos orgânicos e mostra opções para reduzir ainda mais as emissões.
Outra vantagem da expansão planejada é o aumento da eficiência por meio de tecnologias que podem reduzir a degradação de gases com impacto climático, como o metano e o óxido nitroso. De acordo com um estudo, usinas fechadas de biogás mostram a importância do armazenamento em tanques estanques a gases para evitar que esses gases escapem. Isto é particularmente relevante porque as emissões resultantes da compostagem e fermentação de resíduos orgânicos podem ser significativamente reduzidas através de processos modernos, uma vez que os dados da ask-eu.de mostrar.
Composto com valor acrescentado
A produção de composto orgânico de alta qualidade também é um objetivo central da fábrica. Com cerca de 20.000 sacos vendidos anualmente, é gerado um volume de negócios de 170.000 euros, sendo o volume de negócios total da fábrica de cerca de sete milhões de euros. Usando “Wendelin”, a máquina de circulação, é produzido húmus composto de alta qualidade a partir de resíduos orgânicos. Isto não é apenas vendido localmente, mas também constitui um contributo valioso para melhorar a saúde do solo e a biodiversidade.
No geral, a fábrica de biogás e compostagem de Bützberg mostra como a gestão moderna de resíduos no norte da Alemanha pode confiar na sustentabilidade e na eficiência. A combinação da reciclagem de resíduos e da geração de energia renovável é um passo na direção certa – para o meio ambiente e para os residentes locais.