Pinneberg está planejando uma grande reviravolta urbana: novo conceito decidido para 2028!
Em 15 de julho de 2025, Pinneberg aprovou por unanimidade um novo conceito de desenvolvimento urbano para tornar a cidade sustentável.

Pinneberg está planejando uma grande reviravolta urbana: novo conceito decidido para 2028!
Em 15 de julho de 2025, o comitê de desenvolvimento urbano da cidade de Pinneberg votou por unanimidade a favor de um novo conceito de desenvolvimento urbano integrado (ISEK). Isto marca o início de um processo de desenvolvimento que dura dois anos e meio, que não só inclui análises e ampla participação dos cidadãos, mas também inclui medidas estratégicas para o ambiente, habitação e infra-estruturas. O objetivo por trás deste empreendimento ambicioso é o design sustentável e de longo prazo da cidade de Pinneberg.
O novo conceito deverá custar cerca de 128.000 euros e deverá estar concluído até 2028. Em comparação, o ISEK anterior data de 2006 e, desde então, as condições económicas e tecnológicas mudaram visivelmente. É claro que é extremamente importante evitar o princípio do regador do desenvolvimento urbano e procurar especificamente novos caminhos que possam conduzir Pinneberg ao futuro.
Desenvolvimento urbano holístico em foco
Mas o que significa realmente “desenvolvimento urbano integrado”? De acordo com um relatório de kommunalwiki.boell.de Este termo refere-se a processos de planeamento holísticos que têm em conta a estrutura dos assentamentos, o tráfego, o ambiente e as preocupações sociais. O objectivo é o desenvolvimento sustentável dos distritos urbanos, a fim de ter sucesso mesmo sob condições em rápida mudança.
As exigências em matéria de desenvolvimento urbano estão a aumentar e, no futuro, será também importante que todos os envolvidos - desde a administração, aos cidadãos e aos especialistas - trabalhem de mãos dadas. Aqui são necessárias não apenas iniciativas locais, mas também intercâmbios através dos limites da cidade, como mostra o exemplo do ISEK Braunschweig 2030, que se baseia em braunschweig.de. Aí, um processo que durou vários anos, dividido em várias fases, já produziu uma visão de futuro para o desenvolvimento urbano.
Um processo com visões de futuro
O processo em Braunschweig começou com investigação básica, seguida pelo desenvolvimento de uma declaração de missão em diálogo com os cidadãos, especialistas e a administração. Tais formatos de diálogo também estão sendo considerados para Pinneberg, a fim de trabalharmos juntos para responder à pergunta: “Como deverá ser Pinneberg nos próximos anos?” A Carta de Leipzig para uma Cidade Europeia Sustentável também apelou a esta abordagem, que exige estratégias holísticas e ações coordenadas.
O novo conceito em Pinneberg não só responderá aos desafios existentes, mas também formulará visões claras para o futuro. A participação dos cidadãos é um aspecto central para garantir que todas as vozes sejam ouvidas e que as necessidades de todas as faixas etárias sejam tidas em conta. Com esta abordagem integradora, Pinneberg poderia dar um passo na direção certa para existir como uma cidade viva e habitável.
Os próximos dois anos mostrarão se Pinneberg está a definir o rumo certo para o desenvolvimento urbano sustentável com o seu novo ISEK. Mas uma coisa é certa: algo está a acontecer e estão a ser lançadas as bases para uma infra-estrutura urbana moderna e um melhor ambiente de vida.