Orçamento de Schleswig-Holstein para 2026: Novas dívidas e cortes de empregos!
Schleswig-Holstein planeia novos cortes de dívidas e empregos em 2026, ao mesmo tempo que continua a investir na educação e nas infra-estruturas.

Orçamento de Schleswig-Holstein para 2026: Novas dívidas e cortes de empregos!
A situação financeira em Schleswig-Holstein está a tornar-se cada vez mais precária. Em 22 de julho de 2025, a ministra das Finanças, Silke Schneider (Verdes), apresentou o projeto de orçamento para 2026, que prevê uma dívida líquida de 754 milhões de euros. Alto popa.de O governo estadual irá, portanto, explorar quase completamente as opções constitucionais de dívida. Um défice de 0,92 mil milhões de euros está na agenda para o próximo ano, o que não é surpreendente tendo em conta as despesas previstas de 17,81 mil milhões de euros e as receitas estimadas em 16,89 mil milhões de euros.
A distribuição das despesas já está a ser discutida em Schleswig-Holstein. No orçamento previsto, 1,76 mil milhões de euros (9,9%) estão destinados a investimentos. Entre outras coisas, 90 milhões de euros irão para estradas públicas e 100 milhões de euros para habitação social. Mas a pressão para agir é enorme: segundo o ministro, as propostas de poupança devem ser desenvolvidas por todos os ministérios e são necessárias muitas concessões para encher os cofres.
Cortes de empregos e perda de confiança
Os cortes de empregos são uma pílula amarga para os trabalhadores de Schleswig-Holstein. O projecto de orçamento prevê um total de 268 cortes de postos de trabalho, principalmente no sector da educação. No entanto, há um pequeno raio de esperança: não se prevêem demissões no país, prevendo-se mesmo a criação de novos cargos em determinadas áreas, como Ministério Público e Defesa Civil. Apesar destas notícias positivas, as críticas ao governo não podem ser descartadas de imediato.
Os partidos da oposição FDP, SPD e SSW estão unidos nas suas críticas ao elevado nível de novas dívidas e ao facto de a taxa de investimento inferior a 10% ser considerada inadequada. A decisão de cortar cargos docentes está causando ainda mais alvoroço entre as instituições de ensino afirma NDR.
Reservas e o fundo de pensão
Um ponto importante no novo projecto de orçamento é a retirada prevista de 300 milhões de euros do fundo de pensões. Este fundo tem uma base de 641,1 milhões de euros. O ministro das Finanças, Schneider, sublinha que isto deve permanecer intocado, o que ainda parece ser uma solução instável dada a necessidade de ação de 343,7 milhões de euros. A oposição critica estas abordagens e vê o governo num beco sem saída financeiro.
Um aspecto adicional é a difícil situação financeira dos municípios de Schleswig-Holstein, que se encontram numa grave crise financeira. Isto tornou-se ainda mais urgente depois de o Tribunal Constitucional do Estado ter declarado nulo e sem efeito um empréstimo de emergência de 492 milhões de euros para 2024. É exigida a repatriação do dinheiro a estrela afirma.
As discussões em torno do orçamento para 2026 continuarão no parlamento estadual em Setembro, e o orçamento suplementar para 2025 deverá ser apresentado no outono. O equilíbrio entre as necessidades de investimento e a pressão de austeridade do governo surge muitas vezes em primeiro plano – é necessária uma boa mão para dominar os desafios financeiros.