Aviso de carrapato em VM: Mais de 100 casos de doença de Lyme já relatados!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em Schleswig-Holstein não existe obrigação de comunicar a doença de Lyme, enquanto Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental regista um número crescente de infecções.

In Schleswig-Holstein besteht keine Meldepflicht für Borreliose, während Mecklenburg-Vorpommern über steigende Infektionszahlen berichtet.
Em Schleswig-Holstein não existe obrigação de comunicar a doença de Lyme, enquanto Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental regista um número crescente de infecções.

Aviso de carrapato em VM: Mais de 100 casos de doença de Lyme já relatados!

Em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, os carrapatos estão mais uma vez ganhando fama este ano. De acordo com um relatório do Mundo Foram registados 129 casos da doença de Lyme até ao final de junho, um número preocupante. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde e Assuntos Sociais (Lagus), que destaca que provavelmente ainda existem numerosos casos que não foram notificados. Trata-se de um claro aumento em relação ao ano anterior, no qual foram documentadas 408 infecções.

A doença, que é transmitida por picadas de carrapatos, pode afetar diversos sistemas de órgãos humanos, principalmente pele, sistema nervoso e articulações. Infelizmente, atualmente não existe vacinação contra a doença de Lyme, que geralmente é tratada com antibióticos. Os sintomas típicos também incluem febre, dores de cabeça e no corpo, e se ocorrer vermelhidão na pele em forma de anel, você definitivamente deve consultar um médico.

Um inverno ameno e suas consequências

Os invernos mais amenos dos últimos anos favorecem a atividade dos carrapatos. De acordo com a seguradora de saúde Barmer, em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, as picadas de carrapatos são um problema sério, já que 25 casos da doença de Lyme já foram relatados este ano. NDR ressalta que você deve verificar se há carrapatos ao passar algum tempo na natureza para minimizar o risco de infecção.

“Quanto mais cedo um carrapato for removido, melhor”, recomendam especialistas em saúde. Recomenda-se o uso de auxílios como pinças finas ou cartões especiais. É importante não utilizar outros métodos, como óleo ou cola, que poderiam irritar o carrapato e, assim, liberar patógenos potencialmente perigosos.

A importância da iluminação

Nas suas publicações, o Instituto Robert Koch (RKI) também aborda o papel das alterações climáticas na propagação de doenças como a doença de Lyme. Vários estudos mostram que a propagação de carraças e das suas doenças representa um risco crescente para a saúde pública. RKI fornece informações regulares sobre a propagação e opções para diagnosticar e tratar a infecção.

No geral, resta dizer que lidar com carrapatos e reagir corretamente a uma mordida são cruciais. O tema da doença de Lyme é um tema quente em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, especialmente nos meses de Verão, e resta esperar que os cidadãos sejam informados e sensibilizados em tempo útil, a fim de se protegerem da melhor forma possível.