Bremen cai no Atlas da Felicidade: Alta insatisfação apesar da estabilização!
Bremen cai para o 13º lugar no Atlas da Felicidade 2025. A satisfação com a vida cai enquanto os valores do lazer permanecem positivos.

Bremen cai no Atlas da Felicidade: Alta insatisfação apesar da estabilização!
O que os alemães estão fazendo no que diz respeito à satisfação com a vida? Uma olhada no atual “Atlas da Felicidade” da Universidade de Freiburg, que foi criado em nome da Loteria de Classe do Sul da Alemanha, mostra tendências e desenvolvimentos interessantes. Alto buten e dentro Quase 50% dos entrevistados estão altamente satisfeitos com suas vidas. O Hamburgo lidera o ranking, enquanto o Bremen, que antes ocupava o 9º lugar, caiu agora para o 13º lugar. Apesar deste declínio, a satisfação da população de Bremen estabilizou e aproxima-se novamente do nível pré-Corona.
Mas o que cria este sentimento de insatisfação em Bremen? A população de Bremen queixa-se da sua situação financeira, profissional e pessoal. Em comparação, a Baixa Saxônia pode brilhar com um ligeiro aumento na satisfação com a vida, ocupando o 8º lugar na comparação nacional. Regista-se aqui uma evolução positiva, embora, em média, em todo o país, a satisfação geral com a vida tenha caído ligeiramente em comparação com 2020.
Os líderes e os piores desempenhos
A questão interessante é qual é o desempenho de cada estado federal. O Hamburgo lidera com uma surpresa de 7,33 pontos, seguido pela Baviera e Renânia-Palatinado, ambos com 7,21 pontos. Para efeito de comparação: Bremen tem apenas 6,89 pontos, logo acima de Berlim (6,83) e Sarre (6,78) e muito atrás do último colocado Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental (6,06). Alto Espelho Diário a satisfação com o rendimento atingiu um novo mínimo, especialmente nos grupos de rendimentos mais baixos.
Quase todos os estados federais registam uma diminuição na satisfação com as avaliações do rendimento e da situação de trabalho. É particularmente notória a diminuição da satisfação no seio da família, onde a média é de apenas 7,61 pontos – abaixo da média dos anos anteriores à pandemia. As razões para isto incluem menos casamentos e o aumento de pais solteiros.
Veja as tendências
O estudo mostra que a satisfação na Alemanha Oriental aumentou 0,12 pontos, enquanto a satisfação no Ocidente aumentou apenas 0,02 pontos. Estes valores ligeiramente crescentes diminuem a “lacuna de felicidade” entre a Alemanha Oriental e Ocidental. A satisfação geral com a vida também aumentou Notícias de negócios alemãs melhorou para 7,09 pontos de 7,06 pontos no ano passado, com a pesquisa realizada entre julho de 2024 e junho de 2025.
Os números representam uma evolução encorajadora, mesmo que a situação geral continue a ser difícil devido a crises globais, como a guerra na Ucrânia e o aumento das taxas de inflação. A recuperação pós-pandemia parece estar em grande parte concluída, mas resta saber como o ambiente económico irá evoluir nos próximos meses e se os alemães conseguirão aumentar ainda mais a sua satisfação com a vida.